Apresentação das Rainhas do Arraiá da Capital e Falamansa encantam na primeira noite do São João

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Wédila Jácome/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 23 de junho de 2022 às 11:58

Thayná Balduino, da junina ‘Arrasta Pé do Liberdade’, levou o troféu de melhor rainha desta 30º edição

Na arena as rainhas das quadrilhas juninas fizeram um show majestoso oferecendo alegria, simpatia e beleza ao público da primeira noite do 30º Arraiá da Capital. Mas a grande vencedora do título de Rainha, desbancando as 13 concorrentes, foi Thayná Balduíno, da junina Arrasta Pé do Liberdade. A banda Falamansa e as apresentações regionais completaram o aquecimento da maior festança do Tocantins, que começou nessa quarta, 22, e segue até domingo, 26, no estacionamento do Estádio Nilton Santos.

Nesta edição, o Arraiá da Capital voltou de forma presencial, após dois anos com o formato virtual, e o público mostrou que estava ansioso pelo retorno dos grandes eventos em Palmas e lotou a arena. “A festa tá belíssima. Voltamos com tudo, de maneira presencial e prontos para fazermos o arraiá mais lindo do norte do País. Eu estava com saudade de tudo isso. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os envolvidos na organização do evento”, enfatizou a prefeita Cinthia Ribeiro, ao declarar oficialmente aberta a 30º edição.

O céu da arena foi todo iluminado com show pirotécnico de muitas luzes, antes do anúncio da grande vencedora da noite. E a disputa foi acirrada, cada rainha trouxe para arena performances com temas sociais e foram avaliadas nos quesitos desenvoltura da dança, figurino, coreografia e repertório musical. Mas o grande destaque da noite foi a ‘tetra campeã tocantinense de juninas’, que ainda não tinha levado um título no Arraiá da Capital, Thayná Balduíno. “Eu estou muito emocionada e muito feliz, porque h três anos consecutivos eu venho batendo na trave e neste ano veio o primeiro lugar”, relata a rainha vencedora.

Shows

E como em um arraiá não pode faltar forró, artistas regionais e a banda nacional Falamansa abriram a 30ª edição.

O grupo de forró voltou ao Arraiá da Capital depois de quatro anos e fez o público arrastar a bota com os melhores sucessos da carreira, como ‘Confidências’, ‘Xote da alegria’ e ‘Rindo à Toa’. “Estivemos aqui em 2018 e esse retorno é de muita significância. Uma festa linda, que não perde em nada para nenhum evento no país, e temos gabarito para dizer isso pois temos percorrido o país inteiro”, o vocalista Tato ainda afirmou que “essa é uma das festas mais bonitas do país”.

A festança também foi transmitida pela internet através do portal G1 Tocantins, do Canal do Youtube da Prefeitura de Palmas e da TV Assembleia, canal 10.2 HD. Comandada pelos veteranos o locutor Almir, palhaço batatinha e o apresentador Marquinho Rocha e o palhaço Batatinha.

Há cinco anos presidindo a organização do Arraiá, Giovani de Assis, presidente da Fundação Cultural de Palmas, lembrou que em 2020 e 2021 a festa precisou ser em formato virtual. “Mas, neste ano, Deus nos abençoou, e a pandemia está mais controlada e o sentimento é de vitória. Voltamos ao Arraiá em seu formato presencial. De hoje até domingo viveremos cinco noites de muita energia, alegria e emoção”, complementou Giovani.

Confira a lista das vencedoras

1º colocada - Thayná Balduino, da quadrilha Arrasta Pé do Liberdade

2º colocada - Milena Rodrigues, da junina Pizada da Butina, que recebeu a faixa de 1º princesa

3ª colocada - Ana Paula do Santos, da junina São João das Palmas, que recebeu a faixa de 2º princesa.

Arraiá da Capital

Tradição que iniciou em 1993, o Arraiá da Capital é realizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto). O evento tem como atração principal o concurso de quadrilhas, em que as juninas da Capital disputam entre si, além de shows musicais, Coreto do Forró e praça de alimentação com comidas típicas da época. A programação acontece de 22 a 26, além do ensaio geral marcado para o dia 21, e a apuração que ocorre no dia 27 de junho.

Programação Completa

Quinta-feira – 23

· 20h – São João vem de berço e Grupo de Acesso

· 23h – Dorivan Théo Santana

Sexta-feira – 24

· 20h – São João vem de berço e Grupo de Acesso

· 23h - Núbia Dourado com participação especial Karolline do Cerrado e Polly Alves

Sábado – 25

· 20h – Grupo Especial

· 23h - Trio Bacana e Cleyton Farias e Forró da Espora

Domingo- 26

· 20h – Grupo Especial

· 23h - Companhia do Calypso

Confira toda a programação musical aqui.

Confira a ordem de apresentação das Juninas aqui.