Apresentações das categorias digitais do 14º Festival Gastronômico de Taquaruçu começam nesta quinta-feira, 08

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 07 de outubro de 2020 às 22:10

O FGT 2020 tem participação de 19 pratos competindo em quatro categorias; as apresentações das categorias digitais seguem até sexta, 09

Com quatro categorias participantes, as apresentações do formato digital desta edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT 2020) começam nesta quinta-feira, 08, às 8h da manhã, e terminam na sexta-feira, 09, com a premiação às 19 horas. São 19 participantes competindo nesta modalidade, que será feita de forma gravada, sem comercialização e presença do público, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

Essa é a etapa final do FGT 2020, a prova de fogo da avaliação do seleto grupo de profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas que compõe o júri técnico.

Para atender as normas sanitárias necessárias devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e manter a tradição do Festival Gastronômico, a Agência de Turismo de Palmas (Agtur) elaborou o formato digital do FGT 2020, com cenário montado especialmente para o evento.

Critérios de Avaliação

O objetivo do FGT é a valorização dos ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente devem conter, no mínimo, um ingrediente típico da culinária tocantinense. Serão analisados cor, sabor, aroma, textura, temperatura, originalidade e criatividade, apresentação, e no caso dos Food Trucks, ainda serão analisadas as estruturas.

Premiação

A premiação do FGT 2020 foi mantida como incentivo aos participantes, especialmente considerando o cenário de crise ocasionado pela Covid-19. Os primeiros lugares de cada uma das cinco categorias receberão o valor de R$ 6 mil, os segundos colocados R$ 2 mil e os terceiros serão premiados com o valor de R$ 1 mil.

Confira o dia das avaliações

Prato Salgado quinta-feira, 08, a partir das 8h.

1 Mateus Almeida Lima - Caipira do Cerrado

2 Helaisy Aguiar Costa Martins - Pirarucu a Lagareiro

3 Debora Almeida Lima Oliveira - TBÊ SDAKROWA – Peixe do Sol

4 Heverton Marinho Lacerda - Bobó Terra do Sol

5 Tuanny Sallisa Dutra Ximenes - Californiana

Comidinha salgada - quinta-feira, 08, a partir das 14h.

1 Andressa Theodoro da Silva - Enfornado de Mandioca com Chambari e Caju

2 Ricardo Bruno de Souza - Showcante – Burger

3 Rafael Tadeu Cardoso Araújo - Oxente Burger

4 Julyane Cabral da Costa - Tostada com Coalhada de Castanha

5 Daniele da Silva Porto - Jacajá

Prato Doce - sexta-feira, 09, a partir das 8h.

1 Carolina Almeida Lima - Babarú

2 Marina Ruskaia Ferreira Bucar - Torta Bananaru