Aprovados para o festival participam de cursos de higiene pessoal e manipulação de alimentos

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 22 de agosto de 2023 às 13:30

Capacitações acontecem até esta quarta-feira, 23, no Centro de Convenções Arnaud Rdrigues

Aprovados para o 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu participam, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), dos cursos obrigatórios para os 42 participantes do evento. O curso de Boas Práticas em Manutenção de Alimentos começou a manhã desta terça-feira, 22, e vai até às 18 horas. Já o curso de Empreendedorismo, ministrado pelo Sebrae, acontecerá nesta quarta-feira, 23, das 14 as 18, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

A capacitação de Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos, ministrada em parceria com o Curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Sebrae para os participantes concorrentes, que devem estar acompanhados de mais um colaborador de sua equipe e, ao final, apresentar o certificado de conclusão dos cursos, sob pena de desclassificação, conforme edital do 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu, que acontecerá em setembro.

A instrutora, nutricionista e professora do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tatiana Evangelista, que há 10 anos é uma das apoiadoras do FGT, conta que o curso tem o propósito de orientar e explicar aos participantes que manipulam os alimentos, todas as operações relacionadas à manipulação, desde receber alimento, embalar alimento, preparar o alimento, expor o alimento à venda, distribuir a transportar.

“Apoio esse evento há tantos anos, pois vejo que o FGT tem três finalidades: revisitar os conceitos de boas práticas, capacitar todos os inscritos, e fazer com que eles possam levar esses aprendizados para a sua carreira profissional na gastronomia, com vistas ao crescimento e desenvolvimento econômico da nossa cidade e região e fortalecimento de uma identidade gastronômica cultural”, disse.

Para a inspetora da Vigilância Sanitária de Palmas (Visa), Silvana Teixeira, a instituição a qual representa não deve ser encarada como uma inimiga, e sim, como aliada para o sucesso desse importante evento. “Temos que cuidar da saúde das pessoas, e produzir os alimentos dentro de todas as exigências sanitárias, evitando todas as formas de contaminação, por isso, esse momento aqui é um dos mais importantes para o sucesso do FGT”, disse.

Já Josué Amorim, que participa pela segunda vez no evento, disse que antes de começar a cozinhar, as boas práticas de manipulação de alimentos são muito importantes, mesmo sendo um participante experiente. “Algumas das boas práticas de manipulação de alimentos como lavar as mãos, usar utensílios e pratos separados para alimentos crus e cozidos, armazenar os alimentos corretamente, descongelar os alimentos corretamente e manter os alimentos limpos e protegidos são medidas indispensáveis. Todas às vezes que faço esse curso, sempre aprendo coisas novas.”

Segundo ele, é importante que todos os profissionais que trabalham com alimentos estejam atualizados sobre as boas práticas de manipulação, pois isso pode ajudar a prevenir doenças e manter a qualidade dos alimentos.

Nesta quarta-feira, 23, às 14 horas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, também haverá um Curso de Empreendedorismo ofertado em parceria com o Sebrae (TO), e é obrigatório para o FGT. Na oportunidade, será abordado temas como gestão de preços, como administrar melhor seu negócio gastronômico, entre outros.