Arraiá da Capital: atuação conjunta das forças de segurança garantiu tranquilidade na primeira noite

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 23 de junho de 2022 às 13:08

Não foram registradas ocorrências durante o evento

A primeira noite do 30º Arraiá da Capital que acontece no Estádio Nilton Santos, região sul da Capital, não teve nenhuma ocorrência registrada pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e pelas demais forças de segurança que atuaram em conjunto no ambiente e nas imediações da festa promovida pela Prefeitura de Palmas.

De acordo com a corporação não foi registrado nenhum boletim de furto, roubo ou brigas na noite em que o público conferiu as apresentações das rainhas, comidas típicas da festividade e atrações musicais, nesta quarta-feira, 22. O evento vai até o dia 26 e tem como atração principal o concurso de quadrilhas, além de shows musicais.

Durante as festividades, a Guarda Metropolitana de Palmas deu apoio aos Fiscais de Obras e Posturas, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais do Município, que fizeram a apreensão de bebidas que estavam sendo comercializadas em garrafas de vidro, por alguns ambulantes. O edital do 30° Arraiá da Capital proíbe a venda de bebidas em garrafas de vidro, permitindo apenas a venda de bebidas, em latas. 


Estacionamentos

Em outra ação, os Fiscais de Obras e Postura fizeram a intervenção junto aos guardadores de veículos (flanelinhas) que usaram fitas e marcadores para dividir o estacionamento público, em lotes, para possível cobrança dos motoristas. A equipe de fiscais de Obras e Posturas efetuou a retirada das fitas e marcadores que dividiam o estacionamento, liberando os espaços para o público visitante, permitindo o uso do espaço, que é público.  

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais do Município intensificará a fiscalização no Arraiá da Capital, através dos fiscais de Obras e Posturas, quanto a cobrança irregular pelo uso dos estacionamentos (área pública) por parte dos flanelinhas, que agem em torno do Estádio Nilton Santos.


De acordo com o diretor de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, Roger Andrigo Buso Rodrigues, o uso de área publica para fins particulares só é permitido, mediante autorização da Prefeitura. 

‘Busão Mais Segurança da GMP’

A festa cultural também teve o apoio do ‘Busão Mais Segurança da GMP’ que ficou estacionado na entrada do circuito. O veiculo faz o monitoramento do fluxo de pessoas, por câmeras de segurança.  No veiculo é feito também o atendimento ao público, com informações e recebimento de denúncias. 
 

De acordo com a GMP, na primeira noite do Arraiá da Capital foram empregados cerca de 20 guardas metropolitanos, no circuito, que fizeram o patrulhamento, seja motorizado ou a pé, juntamente com outras forças de segurança.