Arso 131 ganhará horta comunitária e área produtiva urbana em Palmas atingirá cerca de 50 mil m²

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 25 de junho de 2019 às 12:46

Pensando na ampliação da área produtiva urbana de Palmas e na geração de renda para famílias em vulnerabilidade social, também como forma de enfrentamento da diminuição da oferta de vagas de empregos formais, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), iniciou a construção de mais uma horta comunitária: desta vez na Arso 131, que beneficiará a população de toda a região.

A primeira ação já concretizada foi a demarcação da área, que terá aproximadamente 3.500 m², que serão devidamente divididos em canteiros. Os próximos passos incluem a colocação de cerca, calcário, correção do solo e adubação. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda em 2019. Com o novo espaço, Palmas contará com 23 hortas comunitárias, sendo duas do tipo empreendedoras. A lista com todos os locais pode ser acessada pelo link, na aba 'hortas comunitárias'.

O processo de seleção dos produtores que ganharão um espaço na horta da Arso 131 ainda será definido.

Além da construção deste novo espaço, as equipes da Seder realizarão no segundo semestre deste ano, a reforma das hortas comunitárias de Taquaruçu e Buritirana. O anúncio ocorreu no dia 1º de junho e contou com a assinatura das ordens de serviços, feita pela prefeita Cinthia Ribeiro.

As hortas urbanas são um fenômeno mundial e em crescente expansão. Além de ser uma opção para a ocupação de vazios e locais que poderiam se tornar espaços de uso irregular, como descarte de entulhos, esses locais são um espaço que promovem a geração de renda, coletividade, melhoria do microclima, acesso fácil a produtos frescos e com preço justo, dentre outros benefícios.

Edição e postagem: Iara Cruz