Artesão palmense Renato Moura toma posse no Conselho Nacional de Política Cultural

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 17:16

Posse foi realizada pelo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, em Brasília (DF)

Representante da região Norte no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o artesão de Palmas, Renato Moura, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 20, em Brasília. A posse foi realizada pelo secretário especial da Cultura, Roberto Alvim. O colegiado, que estava desativado desde janeiro de 2017, reúne representantes da sociedade civil e do poder público para a formulação, análise e discussão de políticas públicas culturais.

Moura tomou posse como representante da sociedade civil, após indicação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas (CMPC) para concorrer eleição realizada em novembro. Este é o primeiro grupo de conselheiros a tomar posse desde que o conselho foi reestruturado, em junho deste ano. O número de membros passou de 440 para 36, sendo 18 da sociedade civil e 18 do poder público.

Dos 18 membros da sociedade civil, 10 foram eleitos por voto popular pela internet, entre 53 candidatos indicados pelos conselhos estaduais. Seis foram indicados por entidades habilitadas por meio de edital. Outros dois conselheiros, entre eles uma indígena, foram indicados pela Secretaria da Cultura.

Nova composição

A partir de agora, o plenário, que é a instância decisória do Conselho, passa a ter 36 membros. Dez integrantes representam o Ministério da Cidadania: o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que preside o Conselho; o secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim; a secretária da Diversidade Cultural, Jane Silva; e sete representantes das secretarias do setor cultural e das entidades vinculadas. Também terão lugar no plenário representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Educação; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do Turismo; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Os poderes públicos estadual, municipal e distrital terão três representantes. A sociedade civil terá 18 representantes no plenário, sendo seis de diferentes entidades e organizações culturais. Os conselhos estaduais e distrital de cultura têm 10 representantes no Plenário.

Atividades do CNPC

A cada ano, estão previstas três reuniões do CNPC, havendo a possibilidade de convocações extraordinárias feitas por seu presidente.

A nova estrutura do Conselho prevê as câmaras temáticas, cujo apoio poderá ser solicitado pelo plenário para subsidiar suas atividades e debates em temas específicos. Cada câmara terá, no máximo, cinco integrantes e até um ano de duração.

Para auxiliar e fornecer ainda mais informações ao CNPC, também estão previstos ambientes de debates com a sociedade. Os fóruns poderão ser presenciais ou virtuais e serão promovidos pelas secretarias ou pelas entidades vinculadas ao setor cultural.

Edição: Iara Cruz