Artista visual Edivan Ribeiro lança nesta quarta-feira, 07, a exposição ‘Equilíbrio’

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação/FCP | Publicado em 07 de julho de 2021 às 17:31

Lançamento acontecerá em seu perfil no Instagram, às 19h; projeto foi contemplado por edital da Fundação Cultural de Palmas

O artista visual Edivan Ribeiro lança nessa quarta-feira, 07 de julho, a exposição virtual ‘Equilíbrio’, projeto contemplado pelo edital 018/2020, promovido pela Fundação Cultural de Palmas com recursos da Lei Aldir Blanc. O lançamento acontecerá em seu perfil no Instagram: @edivan_arte, às 19h, com a presença do curador da exposição, Vone Petson.

O desenvolvimento das obras para a exposição ocorreu dentro do projeto ‘Novas obras de Edivan Ribeiro, que tem como objetivo preservar o trabalho do artista durante as restrições provocadas pela pandemia do novo Coronavírus. O projeto também tem a finalidade de profissionalizar seu trabalho por meio do desenvolvimento de um catálogo com suas novas obras, que será impresso e também disponibilizado virtualmente.

Também acontecerá o lançamento do site do artista e do catálogo com as novas obras. Posteriormente, com o avanço do programa de imunização e a redução das medidas sanitárias de combate à pandemia, o projeto prever a abertura presencial da mesma exposição.

O artista também teve outro projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, e tão logo seja possível levará seu acervo para escolas de três cidades tocantinenses. Para Ribeiro, os recursos provenientes da Lei Aldir Blanc foram fundamentais para sua sobrevivência e também ampliação de trabalho enquanto artista. “Pude investir em materiais de pintura de qualidade superior, desenvolver novas obras, além de poder continuar a construção do meu ateliê, que estava só na fundação quando os trabalhos foram interrompidos pela pandemia.”

Para Vone Petson, curador da exposição, as obras de Edivan Ribeiro nascem do acaso e da automação utilizando as cores como aspecto principal, de acordo com ele “é essa liberdade expressiva que lhe permite, em contato com aquilo que emerge do seu interior, dar vida às formas, e encontrando, com isso, o que seria uma linguagem básica universal, a arte”. A curadoria buscou selecionar as obras mais expressivas da sua produção recente e que possuem como tema a fauna e a flora.

Serviço:

O que: lançamento da exposição virtual “Equilíbrio”
Onde: Instagram (@edivan_arte)
Quando: quarta-feira, 07 de julho
Horas: 19h