Artista visual Rogo receberá escolas para visitação guiada à exposição Entremeio

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 09 de abril de 2024 às 14:46

Exposição está em exibição na Galeria Municipal de Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho até o dia 26 de abril

O artista visual Rogo vai receber escolas, universidades e outras instituições para visitas guiadas à exposição ‘Entremeio’, em exibição na Galeria Municipal de Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. O agendamento pode ser realizado direto com o artista através do telefone (63) 98139-9652.

Resultado de 20 anos de carreira de Rogo, “Entremeio” teve curadoria de Tato DiLacio e e reúne a produção do artista ao longo do tempo misturando influências passadas, presentes e referências futuras. As pinturas e esculturas formam um mosaico de criatividade e expressão, marcando o desenvolvimento do artista ao longo de duas décadas de carreira e retratam a evolução e influências recebidas desde a sua terra natal, o Rio de Janeiro, passando pelo interior de Goiás até fixar residência em Palmas.  

“Em suas obras, corpos entremeados por filamentos ziguezagueantes remetem a uma espécie de familiaridade inevitável, trazendo imagens que o espelho do mundo impõe. Cabeças, coroas, ninhos expostos como objetos envoltos por filamentos e linhas demonstram a caverna aberta ao mundo, por meio de suas duas janelas: seus olhos. As representações dos trabalhos de Rogo são operações pelas quais o corpo é arrancado do seu espaço e projetado para outro lugar, um transporte pelas belas paisagens pelas quais o artista transitou, durante o seu percurso de vida, exibindo uma forma sensível e em constante mudança e evolução”, assim o pesquisador Hélio Tafner define ‘Entremeio’. 

Sobre o artista 

Ronan Gonçalves, o Rogo, nasceu em 1984 na cidade de Rio das Flores (RJ). Sua família logo se mudou para o estado de Goiás, para a cidade de Jataí, em 1989, mudou-se para a capital Goiânia, onde começou a trilhar no caminho das artes no ano de 2001 na Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no curso de Design com transferência para Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição.