Asfalto e drenagem à vista: obras no Taquari mudarão realidade do bairro

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 12 de maio de 2020 às 16:11

Pacote de melhorias em infraestrutura trará valorização e qualidade de vida aos moradores do bairro

Seguindo um plano de ação para prevenção da Covid-19, as empresas responsáveis pelas obras de ampliação da infraestrutura urbana do Jardim Taquari, na Região Sul de Palmas, seguem já em plena atividade. O bairro foi contemplado pelo Programa de Requalificação Urbana Palmas para o Futuro, que recebe financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para implantação de  terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, sinalização viária e calçadas de acessibilidade.

Toda essa infraestrutura será bem-vinda para solucionar as dificuldades com poeira excessiva e lama. Nesta terça-feira, 12, por exemplo, na Quadra T-21 estão sendo realizadas escavações para implantação da rede de drenagem. Na quadra T-30, as primeiras tubulações de macrodrenagem seguem sendo instaladas.

Morador da T-31, o estudante Johne Dayne Gomes disse que notou a movimentação de trabalhadores nas ruas do bairro fazendo medições e disse que espera ansioso pelo avanço da obra. "A gente sabe que vai ser difícil conviver com a obra mas não é problema. Estamos ansiosos e gratos em perceber que é algo que já está acontecendo e que vai trazer valorização para o setor", disse.

São cerca de R$ 69,3 milhões investidos em melhorias no setor. A Ibiza Construtora LTDA , responsável pela obra nas Quadras T-20 e T-21 (lote três), e a Construtora Caiapó Ltda, que executará a obra nas Quadras T-30, T-31, T-32 e T-33 (lote quatro), já estão concluindo montagem de canteiros e alojamentos, seguindo as recomendações do Decreto nº 1.880/2020.

A todo vapor

Os trabalhos topográficos já foram iniciados por ambas as empresas, bem como a abertura de valas que irão receber a rede de drenagem. Esta etapa, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), exige compreensão da população e respeito à sinalização de trechos fechados para circulação de trabalhadores e maquinários pesados. Tendo em vista que com a chegada de obras grandes como esta também há muito barulho, fechamento de ruas e outros transtornos temporários em prol de benefícios permanentes para toda comunidade. A previsão é de conclusão do lote três em até 15 meses e do lote quatro em até 24 meses.

A prefeita Cinthia Ribeiro reforça que a Prefeitura e as construtoras contratadas estão empregando todo empenho necessário para garantir que os trabalhadores envolvidos nessas atividades exerçam seu trabalho com toda segurança para que Palmas continue se desenvolvendo e para que a população receba tão logo seja necessário o benefício do asfalto.