Asfalto e drenagem à vista: serviços topográficos e drenagem são iniciados nas Arnes e quadras industriais

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 13 de maio de 2020 às 12:04

Seguindo medidas de prevenção à Covid-19, frentes de trabalho estão ativas nas Quadras Arne 54 (408 Norte), Arne 64 (508 Norte) ASR-SE 25 (212 Sul) e ASR-SE 85 (812 Sul), bem como no Jardim Taquari

O barulho e a poeira típicos da movimentação de máquinas pesadas já mostram aos moradores da Arne 64 (508 Norte) que as obras anunciadas (lote 01) para a quadra estão saindo do papel. Lá, já foi iniciada a instalação da rede de drenagem, com abertura de valas e instalação de tubulações para captação e escoamento de águas pluviais.

Enquanto isso, trabalhos topográficos começaram a ser feitos na Quadra Arne 54 (408 Norte - lote 02). O trabalho de topografia consiste na aferição e conferência das medidas de largura e nível das ruas, das calçadas e das futuras galerias pluviais que serão abertas na quadra. O topógrafo Alcides Cerqueira explica que a topografia é uma etapa muito importante para a obra, que requer tempo e que se estenderá até o final do cronograma de obras.

Estas duas quadras na região Norte de Palmas e avenidas adjacentes (NS-08, NS-10, LO-14, LO-16) e alamedas internas da Quadra Arne 63 (506 Norte) serão beneficiadas pela primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas, que trará a áreas residenciais e comerciais de Palmas terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, calçadas com acessibilidade e sinalização viária. O programa recebe financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O empresário Jesus Martins conta que observou do seu comércio os funcionários da empresa realizando a medição na quadra. “Agora finalmente estamos com uma expectativa boa, vi o pessoal trabalhando, já fiquei ansioso de pensar no asfalto logo aqui”, disse o empresário, que trabalha na quadra há dez anos.

Quadras industriais

Ainda no Plano Diretor, o programa tem mais obras também em andamento. Nesta quarta-feira, 13, na Quadra ASR-SE 25 (212 Sul), os trabalhos já se concentram na rede de drenagem na Rua SR-11. Na Quadra ASR-SE 85 (812 Sul), estão em andamento trabalhos topográficos e a instalação de barracão de obras.

Lembrando que esta etapa também trará melhorias de infraestrutura para outras localidades da área industrial de Palmas, que incluem também a Quadra ASR-NE 25 (212 Norte); a Av. NS-10 entre Avenida JK e o lançamento no Córrego Brejo Comprido para atender as Quadras ASR-SE 15 (112 Sul) e ASR-SE 25 (212 Sul) (lote 02).

Taquari

Na região Sul, como já divulgado, o Jardim Taquari também está com obras a todo vapor, referentes aos lotes 03 e 04 do pacote de obras. Lá, segue na etapa de levantamento topográfico e abertura de galerias pluviais (drenagem).

Todas essas obras recebem investimento da ordem de R$ 108.909.739,14, oriundos de financiamento internacional obtido no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) através do Programa de Requalificação Urbana Palmas para o Futuro. Confira o detalhamento de lotes e investimentos clicando aqui.

Prevenção à Covid-19

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), todas construtoras e seus funcionários estão trabalhando seguindo planos de prevenção à Covid-19 que garantem acesso a materiais de proteção, pias para higienização de mãos e distanciamento entre os trabalhadores e outras medidas requeridas pelo Decreto Municipal nº 1.880/2020. Desta forma, as obras foram mantidas para garantir a celeridade prevista nos projetos de obra. A previsão é de que as obras dos lotes 01, 02 e 03 sejam concluídas em até 15 meses e do lote 04 em até 24 meses.

A prefeita Cinthia Ribeiro explica que o compromisso da Prefeitura de Palmas com a execução dessas obras está mantido. “Mesmo diante de um momento que exige muito esforço da população e da administração pública, nosso empenho é para que, com segurança, nossos compromissos sejam mantidos sem atraso, especialmente, com obras como estas que trarão grande valorização e desenvolvimento para tantos dos nossos cidadãos, sejam eles pioneiros, comerciantes e palmenses natos que crescem e amadurecem com Palmas. Continuaremos nos empenhando com transparência e todo cuidado que nossa cidade merece", afirmou Cinthia.