Assinada Ordem de Serviço das obras no Parque Cesamar e Museu Casa Suçuapara

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação Secom | Publicado em 24 de maio de 2023 às 06:05

Na ocasião Cinthia Ribeiro também lança novo edital do Bolsa Atleta

A Prefeita Cinthia Ribeiro assinou no final da tarde desta terça-feira, 23, duas Ordens de Serviços de obras e lançou novo edital do Bolsa Atleta, dando sequências às diversas frentes de trabalhos e promoção de novas ações, em melhorias para qualidade de vida dos palmenses. Na solenidade que aconteceu no Parque Cesamar, a chefe do executivo autorizou o início das obras de revitalização e criação de uma nova pista de caminhada e ciclovia de 6 km do Parque, reforma do Museu Casa Suçuapara - patrimônio histórico do município - e o programa Bolsa Atleta, que irá beneficiar cerca de 78 profissionais de diferentes modalidades esportivas da Capital.

“Estas entregas fazem parte da programação em comemoração ao aniversário de Palmas que durarão o mês inteiro. Hoje, assinamos as ordens de serviços e lançamos um edital que incentiva a cultura, o esporte e o meio ambiente. Valorizamos o passado ao reformarmos a Casa Sussuapara e olhamos para o futuro ao investirmos em nossos atletas e em espaço para a prática esportiva", ressaltou Cinthia Ribeiro, destacando a extensa agenda de obras e serviços anunciada nos últimos dias.

Circuito Cesamar

O Parque Cesamar, que é um dos pontos turísticos mais visitados pelas famílias e atletas palmenses de diferentes modalidades, foi contemplado com as obras para a criação de uma nova pista de caminhada e ciclovia de 6 Km, que será instalada na parte externa da localidade. O projeto inclui ainda a construção de pontos temáticos de apoio ao longo da ciclovia e equipamentos como academia ao ar livre, bicicletário, piso tátil, lixeiras e playground. O novo circuito e a revitalização de todo o espaço vão fortalecer e incentivar ainda mais a prática de atividade física e lazer em geral. O investimento total da obra é de R$ 5.013.704,11, sendo que R$ 4,78 milhões foram recursos custeados pelo Ministério do Turismo, por meio de emendas do senador Eduardo Gomes, e os outros R$ 227 custeados pelo município.

Casa Sussuapara

Instalado também no Parque Cesamar, o Museu Casa Suçuapara foi sede da antiga Fazenda Triângulo, localizada onde foi construída a nossa Capital. Foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas, de janeiro a maio de 1990. A casa foi tombada definitivamente através do Decreto nº 67, de 16 de março de 2005. A Hikari Construções Ltda é a empresa responsável pelas obras de reformas, com remoção do telhado para adequação da estrutura de madeira e substituição de telhas, impermeabilização e controle de pragas, pintura interna e externa, e adequação das luminárias e instalações elétricas, reparos nas portas e janelas, dentre outros serviços. Com valor de R$ 25 mil, a reforma do espaço é fruto da contrapartida orçamentária da gestão municipal.

Bolsa atleta

O programa de apoio financeiro aos atletas palmenses visa fomentar os custos de alimentação, transporte, saúde, vestuário, habitação, estudo, dentre outras necessidades. As bolsas serão mensais e eventuais para ajudar os atletas participarem de eventos específicos. De acordo com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), os valores das bolsas vão variar de 40% a 140% do salário mínimo, e os profissionais contemplados receberão parcelas mensais por até oito meses. O edital com as normativas e o cronograma completo da seletiva deve ser divulgado nos próximos dias.

A solenidade contou também com as assinaturas dos secretários das pastas responsáveis por gerir os recursos, sendo eles a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Cleizenir Divina dos Santos, presidente da Fundesportes, Raimundo Júnior e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Antonio Trabulsi Sobrinho. O evento contou também com a participação de vereadores, secretários e gestores municipais, atletas e lideranças esportivas e representantes de segmentos culturais da Capital.