Assistência Rural garante preparo de canteiro a agricultores familiares

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 30 de agosto de 2022 às 13:53

Serviços 100% gratuitos de tratores para preparo de solo, auxiliam no cultivo da terra de pequenas propriedades rurais, antes do período chuvoso.

Pequenos produtores da zona rural de Palmas recebem apoio para o preparo do solo com tratores com grade aradora, encanteirador e calcareadeira pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). Nas duas últimas semanas foram atendidas solicitações dos agricultores da região do Taquaruçu Grande e Santa Fé e Industrial sendo atendidos 58 produtores, com o preparo de mais de 200 mil metros quadrados de canteiro para cultivo de hortaliças. O serviço gratuito ajuda a fomentar agricultores familiares do município que não teriam condições financeiras e estruturais de comprar ou alugar trator e implementos.

E para fortalecer o setor, garantindo maior produção, a Seder também oferece assistência técnica e extensão rural ao agricultor familiar, com atendimento que vai além da horticultura, abrangendo agricultura, fruticultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, piscicultura, irrigação e agroindústria. O diretor de Assistência Técnica Rural, Marco Aurélio, explica que os técnicos vão a campo fazer o levantamento e propor tecnologias e técnicas adequadas a realidade encontrada e assim o produtor possa ter maior sucesso.

“Assessoramos o produtor em todo o processo produtivo, intervindo em sua área com gradagem, encanteiramento, calagem, que é a própria distribuição do calcário para melhor correção do solo. Fazemos o terraceamento, que são as curvas em nível para proteção solo, e assim minimizar os impactos causados pelas águas das chuvas, bem com atenuar os danos que aquela atividade pode gerar, otimizando assim a produtividade em quantidade satisfatória, usando o menor espaço possível”, acrescenta o diretor.

Em Palmas, os produtores familiares têm um grande papel na economia da cidade e na qualidade do que vai para mesa da sua população, uma vez que abastecem feiras, mercados e escolas municipais.

E para receber a assessoramento, os produtores que se enquadram como agricultor familiar devem procurar a Seder para cadastro e confecção do projeto produtivo, daí então é expedirá a ordem de serviço para execução dos serviços. Não há cobrança de qualquer contrapartida pela oferta do serviço de preparação de solo e da assistência técnica. Basta comprovação de produção da pequena propriedade.

Texto: Wédila Jácome/Secom

Edição: Secom