Atenção Primária de Saúde de Palmas finaliza curso sobre boas práticas do parto

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 17 de novembro de 2021 às 16:54

Educação Permanente da Fesp é a responsável pela formação continuada dos trabalhadores do SUS da Capital

A Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), por meio da Divisão de Educação Permanente, finalizou nesta terça-feira, 16, mais uma capacitação, desta vez voltada à Atenção Primária da Secretaria da Saúde (Semus), com o curso ‘Boas Práticas do Parto e Vinculação da Gestante a Maternidade de Referência’, idealizado e desenvolvido pelo Hospital Maternidade Dona Regina (HMDR).

Inicialmente, a qualificação estava prevista para ser encerrada na sexta-feira, 12, no entanto, por motivo de queda de energia no prédio da Fesp no dia 03 de novembro, local que seria realizada a aula, a capacitação precisou ser adiada para esta terça, explicou a preceptora da Residência em Enfermagem Obstétrica da Fesp, Yusely Sanchez. "O curso veio fortalecer uma melhor adesão dos profissionais da Atenção Primária à vinculação da gestante com 33 semanas no hospital Dona Regina. Desta forma, ela vai chegar à maternidade já empoderada do tipo de parto que ela deseja ou pode ter, tendo boas práticas em seu próprio parto, evitando a violência obstétrica", pontuou.

Viabilizado pelo Núcleo de Educação Permanente da Fesp, setor responsável pela qualificação dos trabalhadores do SUS, com vistas a capacitar desde os coordenadores das Unidades de Saúde da Família (USFs), médicos, enfermeiros, odontológos até os agentes comunitários de Saúde, responsáveis pelas visitas técnicas.

Elza Avelino é uma das agentes comunitárias capacitadas e atua na USF José Lúcio de Carvalho, no setor Lago Sul. “Em relação ao meu trabalho, o curso me permitirá a uma visita com mais bagagem às gestantes motivando-as a participarem e auxiliá-las durante a gravidez e na hora do parto. Além de conhecerem mais profissionais que faz parte deste cenário.”

O curso foi ministrado pela fisioterapeuta do HMDR, Carolina Barrionuevo, que abordou diversos assuntos como anatomia da mulher; posição do bebê e dos órgãos durante a gestação; trato urinário; útero, saco gestacional (placenta e bolsa amniótica); pelve e relação com o bebê e fases do trabalho de parto; direito ao acompanhante.