Atendendo demandas dos cidadãos, Secom cria Whats Palmas e Agência Palmas

Secretaria Municipal de Comunicação

Autor: Aline Sêne | Publicado em 10 de novembro de 2022 às 13:23

Secretária de Comunicação destaca que é preciso informar com foco no interesse público

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) implementou novas ferramentas de comunicação, criando o Whats Palmas e a Agência Palmas, e ampliou sua participação nas redes sociais. São instrumentos com foco em informar o cidadão das ações da Prefeitura de Palmas e que atendem demandas apresentadas pela população na consulta pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, realizada no ano passado.

Palmenses solicitaram à gestão municipal a criação de aplicativo para disponibilizar as notícias, informações e serviços prestados pela prefeitura. Como também, ampliar os canais de relacionamento da população com o poder público. Criando um diálogo direto com a sociedade e garantindo o direito à informação de fácil acesso, o Whats Palmas - 63 3212-7500 - é uma ferramenta que chega na palma da mão do cidadão.

A Agência Palmas disponibiliza as notícias da Prefeitura de Palma de forma mais simples, de fácil acesso e entendimento. A nova ferramenta também permite disponibilizar banco de imagens e vídeos, além de adaptar o desenho da página ao acessar pelo celular, permitindo uma melhor visualização e mais acessível. E ainda amplia o atendimento aos veículos de imprensa e profissionais de comunicação com a disponibilidade de banco de imagens e vídeos.

“O trabalho da Secom é informar o cidadão das ações e serviços da Prefeitura de Palmas, com foco no interesse público. E também fazer essa ponte da gestão com a população, como as interações nas redes sociais e o Whats Palmas”, explica a secretária municipal de Comunicação, Ivonete Motta. Para a gestora, na Comunicação a preocupação central é estimular a participação do cidadão no governo e o diálogo direto com a sociedade.

Whats Palmas
O Whats Palmas é uma ferramenta onde o cidadão recebe um atendimento personalizado, não robotizado, mas sim por servidores públicos da Prefeitura de Palmas. Além de ser utilizado para propagar informação, também recebe as demandas e sugestões do cidadão. Até outubro deste ano, o Whats Palmas registrou 11.367 interações e realizou 1.279 postagens nos status e na lista de transmissão, sobre assuntos de interesse do cidadão.

“O cidadão deve salvar o número do Whats Palmas e fazer o cadastro, assim fará parte da lista de transmissão para receber as informações mais importantes, como o fim do prazo para pedir desconto no IPTU, local de vacinação, inscrição para concursos e diversas seleções", detalha a jornalista e coordenadora do Whats Palmas, Fernanda Mendonça. Outra dica valiosa é ficar de olho no status do Whats Palmas, muitas informações quentes são postadas.

Redes sociais
A Prefeitura de Palmas tem uma presença ativa nas redes sociais para tornar a comunicação com o cidadão mais dinâmica, rápida e eficiente. Além da divulgação das matérias e publicação de conteúdos sobre os serviços disponíveis, o cidadão pode tirar dúvidas, fazer sugestões e reclamações pelas redes sociais. O atendimento é personalizado e o palmense recebe uma devolutiva com sua demanda atendida ou com as orientações necessárias para resolução do caso.

A Gestão Municipal está presente nas seguintes redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter, com uma média de 65.033 seguidores. Além desses três canais, estão em fase de implementação os perfis no Tik Tok e LinkedIn. E, ainda há a disponibilização dos conteúdos audiovisuais no YouTube, tendo um canal com mais de 8 mil inscritos.

Texto: Aline Sêne/Secom