Atendimento domiciliar em Palmas reforça a importância dos cuidados com pacientes vulneráveis durante a pandemia da Covid-19

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 31 de março de 2021 às 12:55

O atendimento é regulado após consulta com médico clínico da USF de referência do paciente, que avalia a necessidade do acompanhamento especializado

A Atenção Primária em Saúde (APS) é a principal porta de entrada da população ao Sistema Único de Saúde (SUS). Acompanhando as mudanças do cenário epidemiológico e diante da situação de pandemia ocasionada pela Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Rede Municipal de Saúde, mantém de maneira segura e acessível na pandemia os acompanhamentos de consultas domiciliares da Atenção Primária aos usuários, fornecendo acesso à saúde no território de populações vulneráveis. 

Segundo o gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária, Ilton Junior, as visitas domiciliares no município oferecem uma forma eficiente para identificar precocemente casos graves de diversas doenças e que são manejados aos serviços especializados da rede quando necessário. “O paciente não precisa ser idoso para fazer parte deste programa do SUS. O perfil do paciente que recebe essas visitas é regulado e acompanhado pelos nossos profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família de referência do paciente." 

O gerente também reforça que todas as medidas de segurança são adotadas durante as visitas domiciliares dos profissionais de saúde das unidades. “Ventilação natural, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a utilização correta e frequente de álcool em gel a 70% e higienização com água e sabão”, destacou.

O serviço de atendimento domiciliar conta também com uma ampliação durante essa pandemia, entre elas, a visita de profissional médico especializado ao idoso na Capital. A médica geriátrica Paula Fleury Curado conta que vários pacientes idosos necessitam das visitas especializadas para acompanhamento de quadro clínico, considerando que a pandemia da Covid-19 intensificou os cuidados necessários e acolhimento que a população idosa vulnerável precisa. “Os idosos desse programa estão em situações delicadas, uso de sonda, presença de traqueostomia ou acesso venoso, realização de quimioterapia e muitas outras condições de saúde. Por isso, é muito importante a presença de médico especialista nessas visitas, assim podemos evitar o desgaste que uma locomoção deste idoso causaria.” 

USFs 

O atendimento domiciliar é regulado após consulta com médico clínico da USF de referência do paciente, que avalia a necessidade do atendimento especializado.  

A necessidade de atendimento também é avaliada pela equipe de saúde da família, que fornece serviço amplo, realiza vacinação, inclusive o imunizante contra a Covid-19, troca de curativos, aplicação de medicamentos, aferição de sinais vitais e renovação de receitas.