Retrospectiva 2021: atendimentos aos mais vulneráveis durante a pandemia marcam o ano da Sedes

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 28 de dezembro de 2021 às 09:13

Volta de eventos e atendimentos presenciais foram possíveis seguindo orientações do Centro de Operações de Emergências da Saúde

Em 2021, a Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social deu continuidade aos atendimentos já realizados em seus equipamentos públicos e criou novas ferramentas, como o Cartão da Família e o centro de acolhimento dos indígenas Warao. A gestão também manteve seus equipamentos de portas abertas para estar mais perto dos cidadãos neste ano marcado pela crise sanitária imposta pelo novo coronavírus.

Tanto os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os restaurantes comunitários e as demais unidades de atendimento aos cidadãos passaram a atuar de portas abertas respeitando as normas sanitárias e as orientações do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) de Palmas para prevenção à Covid-19.

Diante dos desafios da pandemia, a gestão municipal criou o Cartão da Família com o objetivo de socorrer famílias em situação de vulnerabilidade social afetadas pela pandemia do novo coronavírus.  “Por determinação da prefeita, criamos e gerenciamos o programa que atendeu diretamente 8.609 famílias repassando a elas três parcelas de R$200,00 para que comprassem seus alimentos nos mercadinhos próximos às suas casas. Essa ação movimentou mais de R$5 milhões no comércio local e trouxe mais segurança alimentar aos atendidos", explica a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Patrícia Amaral.

Violência

O combate à violência contra a mulher também teve destaque na agenda social por meio das diversas ações do Centro de Referência da Mulher Flor de Lis e de parceiros, como o Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz (Nupav).

“Em 2021, a Lei Maria da Penha (Nº 11.340) completou 15 anos e nos fez refletir sobre os avanços e os desafios enfrentados na luta contra o feminicídio e contra à violência doméstica", avalia a titular da Superintendência de Políticas e Controle Social, Valtônia Gonçalves.

Políticas sociais

Os usuários e os profissionais de Assistência Social participaram da 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, evento que ocorre a cada dois anos em Palmas e busca conscientizar e discutir a importância do bom funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor novas políticas públicas que venham a melhorar o atendimento ao usuário do Sistema.

Datas importantes na construção de políticas sociais inclusivas e democráticas contaram com mobilizações e eventos, como por exemplo o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, o  ‘Dia da Favela’, o ‘Dia Mundial dos Direitos Humanos’, entre outros.

“Esses momentos foram realizados graças às parcerias importantes com a Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha, a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO), o Ministério Público Estadual (MP-TO), a Central Única das Favelas - TO,  a Casa A + e a Federação das Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira do Tocantins (Feccamto)” lembra a secretária-executiva da Sedes, Simone Sandri.

Melhorias

Em 2021, alguns equipamentos da Sedes passaram a funcionar em espaços totalmente reformados possibilitando melhor estrutura para os servidores e para os usuários. Foram reformados o Cras Karajá I (Jardim Aureny III), Cras  Karajá II (Setor Santa Bárbara), Cras Xerente (Jardim Taquari), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Casa Acolhida.