Atendimentos em saúde atraem moradores de Taquaruçu

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 01 de junho de 2022 às 17:39

Durante ação, população pôde se vacinar contra Covid-19, Influenza e Sarampo; receber orientações sobre alimentação saudável e ainda passar por consultas médicas

A chegada do ‘Busão do Mais Saúde’ no início da manhã desta quarta-feira, 1º, em Taquaruçu, marcou o começo dos atendimentos da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) dentro da programação da tradicional homenagem que transforma o Distrito na Capital do Tocantins por um dia. O veículo ficou estacionado na frente da Escola Municipal Crispim Alencar e ao lado da Unidade de Saúde da Família Walter Morato, onde foram organizados consultórios para atender usuários regulados para consultas com ginecologista e psiquiatra. 

A movimentada programação despertou a curiosidade dos moradores, que puderam ver de perto espécimes de animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões); e mosquitos causadores de doenças que foram expostos pela equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). Perto dali, na Praça Joaquim Maracaípe, o pessoal da UVCZ aplicou doses da vacina antirrábica e fizeram teste para detectar leishmaniose visceral (calazar) em animais suspeitos. 

Ao lado do Busão, técnicos da  Vigilância Sanitária Municipal apresentaram cigarros tradicionais e eletrônicos já apreendidos em ações de fiscalização. Depois, eles seguiram para a Escola Estadual Duque de Caxias, onde foi realizada uma palestra para os alunos da unidade sobre tabagismo. No mesmo local, os moradores receberam orientações sobre alimentação saudável. Em uma mesa com diversos tipos de alimentos, nutricionistas e enfermeiras da Semus conversaram com os moradores sobre a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos regulares para uma vida com mais saúde. 

Para completar, a Semus colocou à disposição uma nutricionista em uma sala dentro da USF Walter Morato para fazer avaliação de bioimpedância, que é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.


Consultas

Mulheres que passaram pela consulta ginecológica, como Lucileide Gomes, 43 anos, Maria da Conceição Miranda, 44, e Deuzina Carvalho, 41, elogiaram a iniciativa da Semus de colocar o atendimento durante o evento comemorativo em Taquaruçu. Elas disseram que já aguardavam ser chamadas e que, após passar pela avaliação do médico e pegar os encaminhamentos necessários, estão mais tranquilas. 

 

Prefeita

Além do vai e vem de moradores se vacinando contra Covid-19, Influenza e Tríplice Viral, o Busão recebeu a visita da prefeita Cinthia Ribeiro; do secretário municipal da Saúde, Thiago Marconi; e de servidores da Prefeitura de Palmas. Mais uma vez, a prefeita e o secretário da Saúde ressaltaram a importância da vacinação na retomada das atividades diárias da Capital e conclamaram a população a procurar os pontos de vacinação disponíveis na Capital para colocar o cartão de vacina em dia.