
Aterro de Palmas realiza exposição de fotos
As imagens registram as diversas espécies de aves, jacarés e até tartarugas que chegaram às lagoas de tratamento e encontraram um local para viverem e se reproduzirem.
O aterro sanitário de Palmas, referência no país em tratamento de lixo, inaugura nesta sexta-feira, 06, às 08 horas, uma exposição de fotografias de animais que vivem e se alimentam nas lagoas de tratamento do local. Na oportunidade, alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins e uma comunidade de Brejinho de Nazaré visitam o local.
A ideia da exposição surgiu a partir da grande demanda de alunos de escolas e universidades que visitam o aterro, visitas constituídas dentro do plano de educação ambiental. O objetivo é mostrar a importância em se construir um lugar onde o tratamento do lixo esteja em harmonia e equilíbrio com a Natureza.
As fotos expostas, tiradas no período de estiagem, registram as diversas espécies de aves, jacarés e até tartarugas que chegaram às lagoas em busca de alimento e um local para viverem e se reproduzirem. Conseguiram encontrar tudo isso, num local aonde antes as pessoas mal conseguiam respirar.
De acordo com o engenheiro civil, e responsável pelo projeto, João Marques, ao invés de urubus voando, têm-se diversas espécies de animais vivendo em harmonia no local. “Uma coisa importante a se destacar é a questão da ecologia conviver em uma área que seria insalubre; demonstrando a qualidade do tratamento, sem oferecer risco a esses animais,” enfatiza.
“A exemplo disso estão os patos mergulhões, que se alimentam na terceira lagoa de tratamento, onde acontece um sistema de tratamento biológico, ou seja, sem adição de produtos químicos, ou a garça que encontrou na lagoa, um banquete para se alimentar”, completa Marques.
A exposição será permanente e estará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas. Além das fotos, objetos encontrados no aterro, como imagens sacras, máquinas e objetos antigos e muitas outras curiosidades, também serão expostos.