Atividade de encerramento do Curso de Formação de Cuidadores de Pessoas Idosa inicia nesta terça-feira, 29

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 28 de novembro de 2022 às 07:27

Evento conta com parceria da Semus, Fiocruz e Secretaria de Estado da Saúde

Começa nesta terça-feira, 29, às 8 horas, o evento 'Cuidando de quem cuida: um outro olhar para o envelhecimento'. A atividade segue até o próximo dia 1º de dezembro e encerra o Curso de Formação de Cuidadores de Pessoas Idosa, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Confira a programação abaixo. 

O curso de qualificação faz parte do projeto formativo 'Cuidado dos idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades’, da Fiocruz, realizado entre março e agosto no Tocantins. Conforme a Semus, 59 alunos passaram pelo Curso de Formadores de Cuidadores para o Tocantins dentre profissionais da Atenção Primária em Saúde e sociedade civil, sendo que 31 foram alunos de Palmas. 

Como resultado da formação, atualmente a rede municipal da saúde de Palmas conta com dois grupos ativos que atendem cuidadores e familiares de pessoas idosas. O papel da Fiocruz, em parceria com a Semus e a SES-TO, é oferecer apoio à formação dos profissionais, bem como aos grupos de cuidadores para fortalecer o cuidado com a saúde da pessoa idosa.
 
Programação 

29/11 - Terça-feira, 8 horas

Encontro de diálogo entre a Fiocruz e as gestões da Semus e da SES-TO, no auditório da Semus

30/11 - Quarta-feira, 8 horas

Roda de conversa com profissionais da Atenção Primária de Palmas, no auditório da Semus

01/12 - Quinta-feira, 8 horas

Encontro dos projetos realizados pelos Formadores de Cuidadores da Pessoa Idosa, na Igreja Presbiteriana do Brasil, na quadra Arse 13 (108 Sul)