Atletas com 60 anos ou mais participaram do Festival Vó vôlei de voleibol adaptado

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo/Sedes | Publicado em 05 de junho de 2023 às 06:18

Evento trouxe momentos de interação e troca de experiências entre as gerações que formam os times e seus familiares.

O final de semana foi de bola em quadra e muita animação na primeira edição do Festival Vó Vôlei de voleibol adaptado, que foi realizado no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social (Sedes), e da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes). O Festival contou ainda com  a participação especial das atletas da equipe de voleibol Poderosas Fitness que fez uma demonstração do vôlei tradicional para os presentes.

O evento esportivo trouxe momentos de interação e troca de experiências entre as gerações, conforme comprova a atleta do time 67+, Laura Wieczorek, que treina semanalmente no time de Vó Vôlei do Parque. “Eu pude reunir aqui hoje três gerações de atletas, pois eu joguei, e assisti minhas filhas e minha neta jogando no time das Poderosas” contou.

As filhas da dona Laura, Priscila Wieczorek, Dunya Wieczorek, Caroline Spricigo, e sua neta Júlia Wieczorek, também aprovaram a iniciativa. “Foi tudo apaixonante, foram momentos de muita alegria, de muito amor e orgulho” disse Priscila, que também aconselhou a equipe do Parque a dar continuidade ao festival. “Que venha a segunda, a  terceira e a quarta edição deste evento maravilhoso”, disse.

O Vó Vôlei reuniu cerca de 40 idosos que praticam esta modalidade no local, juntamente com seus familiares. “Foi um momento muito especial, em que pudemos ver o orgulho dos idosos em demonstrar para suas famílias, filhos, genros, noras, netos, toda a sua alegria de viver e todo o seu entusiasmo e dedicação com esse esporte maravilhoso que é o vôlei adaptado”, destacou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar.

A equipe da Fundesportes garantiu animação e coordenou à organização dos jogos dentro do Festival. “Estamos aqui com os times no dia a dia e sabemos o que essa atividade física representa na saúde e na vida de cada um dos alunos do projeto Vó Vôlei. O jogo adaptado é uma ferramenta que combate o sedentarismo, a depressão e traz mais alegria de viver com resultados positivos para o corpo e para a mente do grupo”, explica o professor de Educação Física, Allan Dutra, coordenador de Esporte do Parque.

O presidente da Fundesportes, Raimundo Júnior, agradeceu a presença do time das Poderosas e dos familiares que prestigiaram o festival. “Esperamos que cada família tenha compreendido a importância do esporte para a pessoa idosa e tenho percebido que suas presenças enriqueceram ainda mais o Festival”, ressaltou o gestor.

Vôlei adaptado

No voleibol adaptado, entre várias regras diferentes, as principais são as de que cada equipe deverá dar no mínimo dois toques e no máximo três toques na bola. Após o segundo toque da mesma equipe, a bola poderá ser passada para o outro lado da quadra, sendo tocada, arremessada, empurrada ou jogada com uma ou ambas as mãos, sem o atleta praticar o salto, proibido nesta adaptação, para evitar as enterradas.

Quando dois jogadores segurarem ou tocarem juntos a bola, será considerado um toque de cada um. Outro fato é que, para saque, ataque ou passe, será permitido o pipocar da bola nas mãos, desde que ela não escape.