Aulas do programa de iniciação musical da GMP são retomadas seguindo os protocolos de segurança

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 31 de agosto de 2021 às 15:48

Fazem parte do projeto 186 alunos e 123 recebem bolsa de incentivo da Prefeitura de Palmas para ajudar em suas permanências na ação social

O Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, que reúne a Orquestra, Coral Jovem de Palmas e a Escola de Música, desenvolvido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), deu início esta semana ao retorno das aulas presenciais de iniciação musical que haviam sido suspensas ainda em março de 2020 e desde então vinham ocorrendo na modalidade on-line

O projeto atende a 186 alunos, sendo que 123 recebem uma bolsa-auxílio de incentivo para ajudar na permanência no programa.

A palmense Karinny Mangueira, 14 anos, entrou no projeto com sete e celebrou a volta do presencial. "O ensino presencial é bem melhor. E estamos ansiosos para a volta da normalidade com as tocatas e os desfiles. O retorno das aulas é importante para continuarmos aprendendo e aperfeiçoando. E seguindo os protocolos preventivos, como o uso de máscaras e álcool para o vírus não contagiar, e todos nós ficarmos seguros", lembrou.

As aulas presenciais ocorrerão de segunda a sexta-feira, de forma escalonada e alternada entre alunos. Sendo que neste primeiro momento, serão atendidos por dia apenas 30% do grupo, com a redução da carga horária de ensino. Foram feitas ainda adaptações para receber os alunos com segurança como o aferimento da temperatura, disponibilização de álcool em gel, máscaras de proteção e luvas de látex para os instrutores.

Ampliação

Segundo o coordenador da iniciativa inspetor Renison Oliveira, mesmo com desafio de continuar com as aulas on-line, nos últimos meses, foram alcançados alguns objetivos como ampliação do espaço de aprendizagem, construção de uma nova sala de aula, reforma e ampliação de outras duas. Uma dessas salas, conta com revestimento acústico e com um mini palco para ensaios da Orquestra e do Coral, toda climatizada para melhor atender os alunos. Além de novas cadeiras, materiais de insumos e novos uniformes.

Programa

A ação Sociocultural de Segurança Preventiva da GMP é subdividida em cinco etapas como a orquestra, coral, prática com instrumentos e iniciação musical. Além de contribuir para a construção do conhecimento e formação cidadã das crianças, adolescentes e jovens palmenses.