Auto da Compadecida chega à região Sul de Palmas na Mostra Itinerante de Teatro da FCP

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 02 de dezembro de 2019 às 18:47

Peça será exibida na Estação Cidadania Cultura no sábado e domingo, 07 e 08, de graça

Do erudito ao popular, do centro a periferia. A Fundação Cultural de Palmas (FCP) tem trabalhado para diversificar e democratizar o acesso as artes na Capital. Uma das iniciativas é a realização da Mostra Itinerante de Teatro, que depois de Romeu e Julieta, exibirá ‘Auto da Compadecida’, no teatro da Estação Cidadania Cultura (antigo CEU), no setor Morada do Sol II, no sábado e domingo, 07 e 08, respectivamente, às 19h30. A entrada é gratuita.

 

 

O sertão, suas alegrias, dores e encantos, seu povo forte e alegre. Esse sertão que é nordestino, mas, que pode ser tocantinense e que é sobretudo, brasileiro, é retratado por Ariano Suassuna na peça, Auto da compadecida’ que recebeu uma montagem inédita da Cia de Teatro Fernanda Montenegro, sob a direção de Cícero Belém. O espetáculo, que tem classificação livre, apresenta 14 atores em cena em uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, entretanto, com diálogos e cenas que não obedecem necessariamente à mesma sequência da obra do autor.

 

 

“Não arrisco afirmar que se trata de uma releitura, mas buscamos construir um espetáculo com a nossa pegada, o nosso olhar, localizado em um sertão que pode ser o Nordeste, o sertão mineiro, goiano ou tocantinense”, afirma Cícero Belém.

 

 

A peça chega ao Morada do Sol II depois da estreia no Theatro Fernanda Montenegro e ter aberto a Mostra de Teatro Itinerante da FCP na Universidade Federal do Tocantins, em ambas com grande sucesso de público.

 

 

“Estamos trabalhando para cumprir o papel da Fundação Cultural de Palmas em prover acesso à cultura, a arte em seus diversos segmentos, a toda a população de Palmas, tirando nossas produções do centro, do Theatro Fernanda Montenegro, e levando par outras regiões mais periféricas”, afirma o presidente da FCP, Giovanni Assis.

 

 

Serviço

 

 

O quê: Mostra Itinerante de Teatro da FCP – Auto da Compadecida

Quando: Sábado e domingo, 07 e 08 – às 19h30

Local: Teatro da Estação Cidadania Cultura – (Antigo CEU)

Entrada: Gratuita