'Auto da Compadecida' leva a magia do teatro para o setor Morada do Sol

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Eliene Campelo e Samara Martins | Publicado em 08 de dezembro de 2019 às 12:00

A saga traz para o palco a essência do teatro popular marcado pela música, alegria e também, pela picaretagem de João Grilo e Chicó


“É a primeira vez que eu vejo uma peça”. Essa frase, dita pela aposentada Maria Francisca Santos, de 63 anos, traduz um dos objetivos da Mostra de Teatro Itinerante de Teatro da Fundação Cultural de Palmas (FCP) que dá a oportunidade para que todos os moradores de Palmas possam ter acesso às artes, dentre elas o teatro. Dona Maria e dezenas de moradores da região Sul assistiram a exibição pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro, da peça ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna. A apresentação foi no teatro da Estação Cidadania Cultura (antigo CEU) na noite deste sábado, 8, e segue com sessão neste domingo, 9,  às 19h30, com entrada gratuita.


“A gente passa a vida toda trabalhando e acaba não tendo oportunidade de ver uma coisa linda dessas. Foi muito lindo. Estão de parabéns!”. Elogiou dona Maria, que assistia o espetáculo acompanhada da netinha Sara, de 9 anos. “Eu hoje tirei uma lição, vou sair mais com meus netos e procurar ver coisas novas”, sentenciou.


O diretor do espetáculo, Cícero Belém conversou com o público minutos antes da apresentação e ressaltou a importância de trazer o teatro e todas as artes para perto das pessoas. “Fazer esse circuito é aproximar a arte do cidadão, imprimir nas pessoas esse sentimento de amor à cultura, às expressões artísticas, é ocupar os espaços populares com aquilo que temos de melhor, nossa arte, nossos autores, nossa história”, disse.


O funcionário público, Aristeu França, assistiu o espetáculo com a esposa Mirian Damasceno e o filhinho Ari Samuel. “Eu sou muito fã do 'Auto da Compadecida', já assisti o filme muitas vezes, na verdade eu costumo assistir o filme umas duas ou três vezes por ano, pois é realmente muito bom”, disse o fã de Ariano Suassuna.


E a família França, além de elogiar o espetáculo, fez um pedido. “Palmas precisa muito de iniciativas como essa. Tragam mais peças, filmes, exposições e espetáculos de dança. Eu tenho certeza que a comunidade irá aprovar, não tem erro. É só trazer que o público vem”.


A Mostra


O objetivo da Mostra de Teatro Itinerante da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que tem a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), é promover o acesso de mais pessoas aos espetáculos realizados pelos atores da Cia de Theatro Fernanda Montenegro.


A Companhia é um projeto de formação desenvolvido no Centro de Ensino e Treinamento Artístico da FCP. Neste domingo, 8, haverá a segunda montagem de peça ‘Auto da Compadecida’ também no teatro da Estação Cidadania Cultura (antigo CEU), às 19h30.


O encerramento da Mostra acontece no Theatro Fernanda Montenegro, nos dias 12 e 13 de dezembro, com 'O Auto da Compadecida' e nos dias 14 e 15 a comunidade poderá assistir 'Romeu e Julieta', sempre às 20 horas.


‘Auto da Compadecida’


Escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956, ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, é uma das principais peças do teatro brasileiro, tendo sido adaptada para a televisão e para o cinema. Inspirada na Literatura de Cordel, a peça é construída em três atos, que ilustram de forma leve e bem-humorada, as desventuras do povo nordestino em meio a seca, a fome e a miséria.


 





 

Edição: Lorena Karlla