Auto da Compadecida tem mais uma apresentação, no Cuica, neste sábado, 23

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 23 de novembro de 2019 às 11:01

Os ingressos custam R$ 10 e um quilo de alimento e podem ser adquiridos no local do espetáculo


O público tem mais uma oportunidade de assistir ‘Auto da Compadecida’ no Centro Integrado de Cultura de Artes da Universidade Federal do Tocantins – Cuica, neste sábado, 23,  às 20 horas. Os ingressos custam R$ 10 e um quilo de alimento e podem ser adquiridos no local do espetáculo. 


A peça é uma produção da Cia de Theatro Fernanda Montenegro, sob a direção de Cícero Belém. A Cia é um projeto de formação de atores desenvolvido no Centro de Ensino e Treinamento Artístico da Fundação Cultural de Palmas (FCP). As apresentações na UFT abrem a ‘Mostra Itinerante de Teatro’ da FCP, que percorrerá outras regiões da cidade.


Risadas gargalhadas e aplausos marcaram a primeira noite de apresentações, na sexta-feira, 22. Além do público universitário,  formado por alunos e servidores,  famílias de  regiões próximas a UFT aproveitaram para curtir o espetáculo. “Minha irmã é funcionária aqui na Universidade, daí fiquei sabendo através dela. Ri e me diverti bastante, valeu à pena”, afirmou a técnica de Enfermagem, Elenice dos Santos Alecrim.


Quem também gargalhou muito foi a estudante de pedagogia, Lívia Alves de Souza, que ressaltou a questão da peça proporcionar o contato com a literatura brasileira. “Foi uma apresentação linda. A nossa Universidade  precisa está inserida nos movimentos culturais da nossa cidade, e os alunos precisam ter esse contato com a literatura brasileira, e pensar que nós fazemos parte dela”, afirmou.


O diretor de Assuntos Comunitários da UFT, Dimas Magalhães Neto, ressaltou a importância da parceria entre a Universidade e a FCP em promover a descentralização dos eventos culturais em Palmas. “Essa parceria entre a UFT e a Fundação Cultural está sendo de suma importância para ampliarmos os pontos de acesso a cultura em nossa cidade. Ao abrir a universidade para apresentações artísticas  ela cumpre o seu papel de fomentar a cultura no Tocantins e aproximar o seu público e o público externo de grandes produções que são produzidas pela FCP”.

 

‘Mostra Itinerante de Teatro’

 


Após as apresentações no Cuica, a ‘Mostra Itinerante de Teatro’ da FCP seguirá para o Cine-Teatro da Estação da Cidadania- Cultura, no setor Morada do Sol, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, às 19 horas, com ‘Romeu e Julieta’, e nos dias 07 e 08 de dezembro, com o ‘Auto da Compadecida’. O encerramento acontece no Theatro Fernanda Montenegro, nos dias 12 e 13, com ‘Auto da Compadecida’ e 14 e 15 com ‘Romeu e Julieta’, sempre às 20 horas.

 


‘Auto da Compadecida’


 

Escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956, ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, é uma das principais peças do teatro brasileiro, tendo sido adaptada para a televisão e para o cinema. Inspirada na Literatura de Cordel, a peça é construída em três atos, que ilustram de forma leve e bem-humorada, as desventuras do povo nordestino em meio à seca, a fome e a miséria.

 


A versão desenvolvida pela Cia de Teatro Fernanda Montenegro possui 14 atores em cena em uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, entretanto, com diálogos e cenas que não obedecem necessariamente à mesma sequência da obra do autor. A classificação é livre. “Não arrisco afirmar que se trata de uma releitura, mas buscamos construir um espetáculo com a nossa pegada, o nosso olhar, localizado em um sertão que pode ser o Nordeste, o sertão mineiro, goiano ou tocantinense”, afirma Belém.

 

 


Edição: Lorena Karlla