Avaliação da 2ª Mostra Científica da Fesp apresenta saldo positivo no fortalecimento da pesquisa em saúde

Fundação Escola de Saúde Pública

Autor: Redação Fesp | Publicado em 04 de dezembro de 2019 às 10:39

Em três dias de eventos científicos em Palmas, mais de 400 profissionais da saúde estiveram inseridos no mundo da pesquisa, ciência tecnologia e inovação

O conhecimento científico produzido por centenas de pesquisadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentado na 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação e no I Encontro Tocantinense de Residência em Saúde, eventos realizados entre os dias 21 e 23 de novembro, ambos ocorridos no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), passou por um processo de avaliação dos participantes. Para melhor visualizar a satisfação do público sobre os eventos, a Comissão Organizadora, elaborou uma pesquisa de opinião para que cada participante pudesse opinar sobre a produção científica, a temática proposta e a programação dos eventos.

 

Na avaliação, que foi apresentada no início desta semana pela Comissão Organizadora dos dois eventos, em reunião na Fesp, o público que acompanhou as atividades da Mostra e do Encontro elencaram alguns pontos importantes como: o crescimento da participação dos residentes e preceptores na submissão de trabalhos de pesquisas e relatos de experiências na Mostra; a qualidade das apresentações e dos debates, a qualidade dos trabalhos em banners expostos, o fortalecimento da Residência em Saúde dentro dos processos de ensino e pesquisa, entre outros.

 

A presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, diz que o momento é para celebrar sim, pelos notáveis avanços conquistados com a promoção dos dois eventos, mas também segundo ela, é preciso refletir sobre os pontos que ocorreram falhas. “Sabemos da importância de estimular movimentos como os que aconteceram na Mostra e no Encontro dos Residentes. Acompanhando as pesquisas pudemos observar que o usuário do SUS quando é convidado a participar de uma pesquisa ele está disposto, e seria muito bom se ele também acompanhasse de perto o resultado final do trabalho produzido. Vamos trabalhar mais, para que nos próximos eventos os usuários dos SUS participem ativamente dos nossos eventos”, observa a gestora.