Balanço 2019: Eventos e projetos organizados pela Agtur foram essenciais para o desenvolvimento do turismo da Capital

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 16:41

Além disso, a Agtur foi responsável por apoiar eventos empresariais e consolidar políticas para o setor

A mais nova Capital do País, com belas paisagens, concentrando diversas paisagens, principalmente a exuberância da natureza, com lago, serra, praias, pôr do sol, e sem falar do destino Taquaruçu, Palmas está toda preparada e organizada para receber os turistas e palmenses que desejam usufruir todas as belezas naturais, também prestigiar grandes eventos que são fundamentais para movimentar todo o trade turístico da Capital. E em 2019, diversos projetos e grandes eventos foram promovidos e apoiados pela Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur) como forma de fomentar o turismo local.


Exemplo de evento consolidado é o ‘Palmas Capital da Fé’, realizado no feriado de Carnaval, tem no turismo religioso – segmento em expansão no Brasil - sua principal fundamentação, e a cada ano alcança um número maior de turistas de outras cidades e estados. A quarta edição consecutiva do festival da música cristã aconteceu na Vila Olímpica de Palmas com a temática ‘A favor da vida’, e teve atrações como o Pe Fábio de Melo, Aline Barros, Pe. Antônio Maria, Bruna Karla, Anderson Freire, Gabriela Rocha, Damares.


Focado na valorização dos ingredientes da culinária regional e a criatividade na elaboração dos pratos, o ‘Festival Gastronômico de Taquaruçu’, que acontece em 2019 no feriado da Independência, em setembro, com uma estrutura montada na Praça Vereador Tarcísio Machado, trouxe na última edição novidades como uma nova categoria - ‘Restaurantes e Empreendimentos do Distrito de Taquaruçu’. Com um total de 59 concorrentes na competição gastronômica, O Festival teve um público recorde, e atrações consagrados da música brasileira, com Geraldo Azevedo, Dorgival Dantas e Banda Ira.


Outro evento já incluso no calendário palmense é o ‘Palmas Férias’, organizado no período de férias no mês de julho, para oferecer aos turistas e palmenses atrações culturais, esportiva e gastronômica, nas praias, parques e no Distrito de Taquaruçu. Na programação de 2019 também chamou atenção a 3ª edição do ‘Festival Palmas Burguer’, realizada na Praia da Graciosa, onde foi escolhido o melhor hambúrguer da cidade; o ‘Encontro dos Antigos’, com exposição de automóveis de época, realizado pela Associação Clube de Carros Antigos do Tocantins; além de shows nacionais das bandas Psirico e Cheiro de Amor, e cantora Joelma.

 

Apoio


Além dos grandes eventos realizados diretamente pela Prefeitura de Palmas, a Agtur também busca captar grandes eventos regionais, nacionais, e até internacionais voltados ao turismo de negócios e eventos, como a tradicional ‘Palmas Shoes’, uma das maiores feiras da região Norte e Centro Oeste, no ramo de calçados, roupa e banho, que aconteceu em agosto e agregou um público de diversos estados do Brasil. A exposição contou com mais de  500 marcas distribuídas em 150 estandes.


Outro importante evento para o mês de setembro foi ‘Os Jogos Escolares da Juventude’ (JEJs). Durante cinco dias 1300 movimentaram a cidade, entre atletas, técnicos e dirigentes na competição que consagrou os campeões da região Norte em basquete, futsal, vôlei e handebol, em duas categorias: 12 a 14 e 15 a 17 anos.

 

Também foi realizado o ‘XVI Fórum Internacional de Administração’ (FIA), com tema ‘Liderança empreendedora’, que fomentou a geração de novos negócios no estado e foi promovido pelos Conselhos Regionais de Administração do Tocantins e do Distrito Federal (CRA-TO / CRA-DF), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA). Na mesma ocasião, ocorreu o ‘76ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia’ (Soea), que aconteceu entre os dias 16 e 19 de setembro no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues evento, tratou de temas estratégicos das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento nacional. Os dois eventos juntos reuniram mais de 5 mil pessoas na Capital.

 

A FenePalmas 2019 e Arena do Conhecimento também ocorrem simultaneamente, e tiveram como perspectiva de levar conhecimento e informação focada no empreendedorismo.

 

Estrutura adequada

 

O presidente da Agtur, Eudes de Assis salienta que para receber esses eventos, Palmas tem o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues,  em pleno funcionamento, com o maior auditório da cidade, com capacidade para 630 lugares, e um outro 414 lugares; uma grande praça que abriga feiras, exposições, apresentações artísticas nacionais e internacionais, formaturas e eventos empresariais.

 

Em relação aos projetos desenvolvidos pela pasta, nesse ano o projeto de ‘Estruturação Turística de Taquaruçu’ completou quatros anos de implantação e alcançou as metas propostas, em algumas até superou em mais de 100% os objetivos. O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur, e tem o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Atualmente são 74 empresas participantes que receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. Além disso, levaram a marca ‘Destino Taquaruçu’.

O ‘Investe Turismo’ que apoia 30 rotas turísticas, contemplando 154 municípios de 24 estados, Palmas foi contemplado, o projeto visa desenvolver pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o turismo.

 

Além disso, houve a consolidação do Conselho Municipal de Turismo, que se trata de um colegiado de entidades representativas da comunidade e do setor público com a responsabilidade de assessorar na definição e implementação das políticas de turismo.

 

Em fase avançada de elaboração, a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e o Sebrae Tocantins, dentro do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, realizam o Plano de Desenvolvimento Turístico de Palmas, que se trata de um instrumento de planejamento que tem o objetivo de orientar o crescimento do setor em Palmas, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão.

 

“Palmas é uma Capital com boa estrutura e preparada para receber os turistas nos nossos eventos, sobretudo os que já são consolidados e fazem parte do calendário turístico, isso se deve aos esforços que realizamos neste ano, em prol de fomentar o turismo local”, disse o presidente.

 

Eudes de Assis ressalta que os resultados dos projetos e eventos são satisfatórios trazendo movimentação para a cidade, com o fluxo econômico e na rede hoteleira. “No próximo ano já temos grandes projetos a serem executados, como o Centro de Convenções de Taquaruçu e uma estrutura de evento para o Festival Gastronômico de Taquaruçu,” contou. Ele acrescentou ainda que Palmas dispõe de uma série de equipamentos turísticos para que estes visitantes possam estender suas viagens, proporcionando geração de renda aos comerciantes locais, com opções que vão do turismo de aventura ao turismo de contemplação, além de uma rica gastronomia, que pode ser conferida nas grandes feiras cobertas da Capital, distribuídas estrategicamente por toda a cidade, sem contar o Lago no centro da cidade.

 

Destino Taquaruçu

 

Promover e divulgar a Capital nas principais feiras do ramo turísticos foi uma prioridades esse ano, onde os atendidos pelo Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu  puderam também divulgar e promover o destino na 47ª Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, na Arena do Conhecimento, em Palmas e na 31ª Feira Internacional de Turismo (Festuris) em Gramado (RS), também fizeram uma visita técnica na Secretaria de Turismo de Gramado.

 

No distrito de Taquaruçu foram apoiados eventos como o ‘6º Festival de Circo de Taquaruçu’, o maior encontro de arte circense do Norte do País; a ‘3ª Exposição de Jardins Encantados de Taquaruçu’, que contou com oficinas de boas práticas de plantio e manipulação de cactos e suculentas; o ‘I Circuito Gastronômico da Jabuticaba’, foi realizado na Praça das Crianças em Taquaruçu e teve o intuito de valorizar e eleger o melhor prato à base da fruta Jabuticaba.

 

Por fim, o projeto Natal Azul de Taquaruçu, que promoverá o concurso cultural ‘Na trilha do Papai Noel’ para eleger as melhores ornamentações natalinas de Taquaruçu e Taquaruçu Grande.

 

 

Edição: Lorena Karlla