Balanço 2019: Semed faz balanço das ações realizadas este ano e comemora bons resultados

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 31 de dezembro de 2019 às 17:43

Investimentos na Rede Municipal de Ensino de Palmas refletiram na formação dos alunos

Um ano de grandes conquistas, realização de sonhos e bons resultados, assim, a secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos define 2019 para a Rede Municipal de Ensino. “Desde que assumi esta pasta, em 12 de julho, pude ver o compromisso da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro com os palmenses, sempre atenta aos anseios da população buscando oferecer a melhor educação, com qualidade e equidade. Prova disto é a implantação da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, algo que a comunidade de Taquaruçu Grande sonhava há anos, assim como a reforma da Escola Municipal Aurélio Buarque, no Jardim Aureny I, que fez brilhar os olhos dos alunos que ali estudam”, conta emocionada.

De acordo com a Diretoria de Obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), este ano ocorreram 62 reformas e ampliações nas unidades educacionais que somam R$ 7.475.922,72. Já foram autorizadas para 2020 um total de 54 reformas e ampliações, estimadas em R$9.758.041,31, além da previsão das inaugurações dos Centros de Educação Infantil (Cmeis) da Arse 102, Arse 111, no 1° semestre e os Cmeis da Arse 142, e Santo Amaro no 2° semestre.

Progressões

Em junho de 2019 foram concedidas as progressões referentes a 2016, que beneficiou 1.270 servidores. Em agosto de 2019 foram concedidas as progressões referentes a 2017, que beneficiou 2.237 servidores. Já no mês de outubro de 2019 foram concedida as progressões 2018, que beneficiou 1.187 servidores.

A gestão municipal também anunciou que as progressões de 2019 serão concedidas em março de 2020, que beneficiará  2.135 servidores, bem como, também será apresentada uma proposta para pagamento dos valores retroativos dos respectivos anos em abril de 2020.

Aquisições

A Semed fez a aquisição de 55 kits infantis do Portal do Saber, que beneficiarão todos os alunos da Rede, incluindo os alunos com necessidades especiais, com 820 livros de literatura infanto-juvenil.

Também foram adquiridos kits de jogos educativos, playground de plástico, puffs e gangorra de jacaré, para parquinho recreativo.

Mobiliário

As unidades educacionais ganharam três mil novas carteiras, 200 mesas de estudo para biblioteca, 268 conjuntos de trapézio hexagonal para Cmeis e 60 mesas para refeitórios. Em 2020 também deve ocorrer a entrega de mais 8.204 carteiras, 342 mesas de estudos para biblioteca e 1.676 mesas de refeitórios.

Atendimentos

A Rede comemora o número de crianças atendidas em 2019, que chegam ao total de 41.182 alunos matriculados em todas as modalidades de ensino ofertadas. Para os alunos novatos que desejam ingressar na Rede, estão previstas cerca de seis mil novas vagas, através do Sistema de Matrículas de Palmas (Sim Palmas).

Formação e Capacitação

A Semed também investiu em formações para os profissionais de todos os seguimentos: Educação Infantil, Educação Fundamental, supervisores, orientadores, manipuladores de alimentos, merendeiras, agentes administrativos e secretários escolares.

IDEB

Foram intensificadas ações para potencializar a aprendizagem e desempenho dos alunos no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Durante todo o ano foram aplicados simulados de amostragem, Gincanas Lúdicas com foco em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5° ao 9° ano.

Premiações

Os alunos da Rede Municipal mostraram que os bons resultados vão além dos muros da escola. O maior exemplo disso foi a criatividade e dedicação dos alunos, professores e equipes pedagógicas na apresentação dos trabalhos na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit). As talentosas apresentações de artes cênicas, dança, canto, oratória e produções fascinantes de audiovisuais no Festival de Artes das Escolas que mostrou que a rede incentiva à cultura, descobrindo novos talentos.

Por último, quanta magia e encanto nas Cantatas de Natal, um espetáculo onde os protagonistas foram os alunos e cada um que vive a realidade da Escola.