Banco do Povo concede cerca R$ 95 mil em empréstimos

Banco do Povo

Autor: Andréia Rocha | Publicado em 12 de maio de 2015 às 19:46

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), deu mais um passo no incentivo e amparo ao comércio da Cidade. Nesta terça-feira, 12, foram concedidos empréstimos, por meio do Banco do Povo, a 14 empreendedores, totalizando cerca de R$ 95 mil.

Na oportunidade, a titular da Sedem, Cleyde Brandão, orientou os comerciantes sobre como expandir seus negócios, com foco no atendimento, no estoque de mercadoria e na pesquisa de mercado. Segundo Brandão, é fundamental que o empreendedor esteja ciente do mercado no qual pretende atuar e busque se qualificar. “Nós não damos apenas o amparo financeiro, estamos sempre perto desses comerciantes para orientar no que for necessário, incentivando seus negócios, e ressaltando a importância da qualificação. Então, percebemos que os negócios na nossa cidade estão crescendo muito. Nunca vi pessoas com tamanha força de trabalho”, disse.

Para Gabriel Soares, comerciante que mora no Jardim Aureny III, o apoio recebido pela Prefeitura é o que vai garantir o sucesso do seu negócio.  “Fico muito feliz em receber essa ajuda, porque estava com dificuldade de expandir minha loja. Agora, posso ampliar, comprar mais mercadoria, diversificar os produtos. Sinto que vou alcançar o sucesso”, comemorou o comerciante que possui uma loja de confecção há 10 anos.

Segundo o superintendente do Banco do Povo, Valdemar do Carmo, são disponibilizados empréstimos de R$ 500 a R$ 5 mil para pessoas físicas e, para pessoas jurídicas, o valor do empréstimo é R$ mil a R$ 10 mil. Somente no ano passado, o Banco concedeu R$ 2 milhões, beneficiando empreendimentos de 292 famílias. Neste ano, já foram beneficiadas 60 famílias. “Não há prazo para que os interessados nos procurem. Basta comparecer à sede do Banco do Povo, trazendo sua documentação e, então, damos início ao processo”, explica o superintendente.

Como funciona

Os empréstimos são depositados na conta do beneficiado, em no máximo, 15 dias após a aprovação do pedido. Para participar, é necessário não possuir restrição de crédito, junto ao Serasa e ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e também não ter débito com a Prefeitura.  Após a entrega dos documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de endereço, o empreendedor recebe contato do Banco do Povo, informando a conclusão do seu processo e o valor do empréstimo que será concedido.

Segundo Valdemar de Castro, os beneficiados poderão pagar o empréstimo em 18 parcelas, para pessoa física (empreendedores informais) e em 24 parcelas, no caso de pessoa jurídica. Os juros são de 1º ao mês, com abatimento de 0,2 % para pagamento em dia.

O Banco do Povo fica localizado na Quadra 1012 Sul, Alameda 1, Lote 1, e funciona das 8 às 18 horas.