Banco do Povo torna sonhos possíveis e incrementa a economia de Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Jordane Pinheiro dos Santos, Luís Felipe da S. Alves e Karyne Assunção - estagiários sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom | Publicado em 30 de novembro de 2023 às 08:40

Condições de negociação visam o investimento e fomenta dos pequenos negócios na Capital

O Banco do Povo torna possível a ampliação de sonhos de empreendedores, concedendo créditos para a fomentação da economia de Palmas. Com o serviço em conjunto com a Casa do Empreendedor, o banco já concedeu, somente no ano de 2022, R$ 950 mil em empréstimos.

"O empréstimo foi muito proveitoso. Pude comprar melhor, em maior quantidade e pagando à vista, direto da fábrica. Logo, pude oferecer melhores preços aos clientes. E o pagamento parcelado não pesa no meu orçamento, grande apoio às microempresas", conta a empreendedora Leila Miranda Muradás, presidente da Associação das Indústrias de Confecções do Tocantins e dona da loja de roupas de banho, Estrela do Mar.

Com a criação da Casa do Empreendedor, a Prefeitura de Palmas reestruturou o Banco do Povo para atender incentivar o empreendedorismo na Capital. Esse apoio, têm fomentando a economia do município, abrindo também espaços para a comercialização em eventos realizados pela Gestão Municipal.

“Procurei o Banco do Povo após ter procurado outros bancos dos quais eu já era cliente e que me recusaram o empréstimo, junto a Casa do Empreendedor, me deram todo apoio e suporte para a ampliação da minha loja”, relata Ivonete Alves da Silva, proprietária da Sofia Store.

Alessandra Nogueira do Nascimento, dona da loja de vestuário Pit Bull, elogiou a rapidez no atendimento e a cordialidade dos funcionários. “Como eu trabalho online, eu faço muitas entregas. Com o empréstimo, compramos uma moto, direto vamos na rodoviária entregar encomendas.”

A Casa do Empreendedor realiza frequentemente oficinas, capacitações e palestras para auxiliar na prosperidade dos negócios dos palmenses, como Gestão Financeira e Empresarial para Iniciantes, Controle de Caixa, Uso de Inteligência Artificial para Pequenas Empresas e Marketing Digital. Leila Miranda já participou de algumas, junto com outros lojistas do Rodoshopping. “Nós fizemos várias oficinas que foram feitas não só para mim, mas também para todo o pessoal que tem loja aqui no Rodoshopping. A gente fez na parte de marketing, de atendimento, de gestão de custos, foram vários.”

Funcionamento

Desde 2022, o Banco do Povo já concedeu mais de R$ 1,9 milhão em empréstimos, que foram injetados diretamente na economia local. Mais de 1.000 empreendedores participaram de cursos, consultorias, palestras e atendimento individualizado, além das visitas de acompanhamento destinadas ao monitoramento da aplicação dos recursos obtidos e apoio no planejamento para crescimento da empresa.

As condições de negociação do Banco do Povo visam sempre o investimento no empreendedor local, oferecendo uma taxa de juros de 0,5% ao mês, a menor da Capital, e proporcionando a opção de parcelamento em até 36 vezes, com a vantagem de uma carência de até 6 meses. Com valores de até R$ 20 mil.

"A Prefeitura de Palmas, através do Banco do Povo, oferece empréstimos, consultoria e capacitação com foco nos pequenos negócios, fortalecendo comércio e prestação de serviços locais. Isso impacta de forma positiva a comunidade, pois o dinheiro fica na nossa Capital, cria novas oportunidades e distribui melhor a renda", explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Tom Lyra.

Texto: Jordane dos Santos, Luís Felipe da S. Alves e Karyne Assunção - estagiários sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Secom