03 maio 2018 às 14:47

Banda Mirim da GMP é transformada em Orquestra Jovem e amplia possibilidade de convênios e permanência de músicos

Lei nº 2.381 que trata da mudança foi publicada nesta quarta-feira, 02, no Diário Oficial do Município

 

O Programa Caça Talentos, denominado Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas, foi reestruturado e agora passa a ser a Orquestra Jovem. A lei nº 2.381 que trata da mudança foi publicada nesta quarta-feira, 02, no Diário Oficial do Município e anunciada pela prefeita Cintia Ribeiro durante solenidade na manhã desta quinta-feira, 03, no Gabinete da Prefeita, na Avenida JK.


Na ocasião, a prefeita foi convidada a ser a madrinha da orquestra da GMP e ficou lisonjeada com o convite. ”É uma honra e uma responsabilidade ser convidada para ser madrinha desses meninos lindos. É muito bonito ver esse trabalho de excelência que é feito”, destacou a prefeita.


O maestro da orquestra, Rênison Oliveira, explicou a importância dessa alteração. “Saímos do nível banda e fomos para o nível orquestra jovem, ou seja, nós agora estamos no nível das orquestras do Brasil, podendo concorrer a recursos do Governo Federal. A partir de agora, podemos buscar esses recursos, convênios e linhas de créditos para financiamentos”.


Essa nova configuração permitirá também a permanência dos 10 primeiros colocados em avaliação interna, após os 18 anos até a sua efetiva inserção no mercado de trabalho. Até então, só poderia participar da Banda Mirim crianças oriundas da escolinha, com idade de 10 a 18 anos.  “Agora nós poderemos ter até 10 músicos que poderão ficar além dos 18 anos, mas ainda assim manteremos uma rotatividade. Após os 18 anos, ficarão realmente somente os melhores dos melhores, continuaremos a formar novos músicos”, ressalta Rênison Oliveira.


A Orquestra Jovem é composta por efetivo mínimo de 50 crianças que recebem bolsa no valor de R$ 450,00, todos oriundas da escolinha de iniciação musical da Guarda Metropolitana, que é composta por crianças voluntárias de 8 a 13 anos.


A mãe do aluno Pedro Henrique Borges se mostrou esperançosa para que o filho continue após os 18 anos e siga a carreira de músico.  “Meu filho tem mais de dois anos na banda e ele tem mostrado um desenvolvimento muito bom desde que entrou. Minha expectativa é que ele cresce lá e que ele fique um bom tempo, espero que ele siga carreira”, frisou Keilane da Silva Gomes.

 

Maio Amarelo

  

Durante a solenidade, a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Gomes, colocou o laço amarelo na prefeita de Palmas em sinal de engajamento do Município ao movimento mundial que chama a atenção para a vida no trânsito, o Maio Amarelo.  


A Prefeitura de Palmas aderiu ao Maio Amarelo por entender que é urgente a necessidade de frear a violência no trânsito, frente ao reconhecimento sobre os impactos sociais negativos dela para todos os setores da nossa sociedade e, consequentemente, para todos os cidadãos. Durante todo o mês de maio ações serão realizadas para alertar a sociedade sobre os perigos no trânsito e o laço amarelo é o símbolo do engajamento.

 

 



 

(Edição e postagem: Lorena Karlla)