Bandas e Fanfarras abrem a 11º edição do Festival de Artes das Escolas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de novembro de 2019 às 07:58

Abertura oficial do Faes será nesta quinta-feira, 21, a partir das 8 horas, na ETI Almirante Tamandaré

Um dos momentos mais esperados do ano pela comunidade escolar finalmente chegou. A 11º edição do Festival de Artes das Escolas (Faes) teve seu lançamento na tarde desta quarta-feira, 20, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (1306 Sul).

A abertura oficial do Faes será nesta quinta-feira, 22, a partir das 8 horas, na ETI Almirante Tamandaré. Dentro da programação do dia, acontece às 9 horas, o pré-lançamento do livro Rosas e Jabuticabas, da professora e poetisa, Gislene Camargos, no Café Literário. O Faes vai até o domingo, 24.

Durante o lançamento, a quadra poliesportiva da unidade educacional ficou tomada por cores, figurinos impecáveis, instrumentos afinados e corações disparados de ansiedade. “Afinal, são meses de ensaios, dedicação e muito esforço dos alunos, para realizarem uma apresentação sem defeitos, digna de elogios e aplausos”, disse a diretora do Cemil - ETI Margarida Lemos, Fátima Senna.

Dando início a cerimônia de lançamento, a turma de ballet do 2º ano da Escola Municipal Anne Frank apresentou a coreografia ‘Amor Perfeito’, dirigida pela professora e coreógrafa Liu Moreira. Em seguida, os alunos do 5º e 9º ano, da mesma escola, fizeram uma incrível apresentação de dança de rua, com o tema ‘Play List em Trânsito’, que mostrou movimento, sincronia e talento dos jovens.

“O ballet e a dança de rua vieram para abrilhantar o nosso evento, e para preparar os nossos corações para tudo que ainda está por vir. Nossas atividades terão início hoje, com 10 apresentações de bandas e fanfarras das redes municipal, estadual e privada, que competem nas categorias: banda marcial, banda musical, banda de percussão e fanfarra”, explicou Anice Moura, superintendente de Avaliação e Desempenho.

Os alunos foram avaliados pelos jurados Geovanny Rodrigues, percussionista; Daniel Bailon, maestro auxiliar, e Diogo Rodrigues - vice-presidente da Associação de Bandas e Fanfarras Tocantinenses (ABFT).

Em seu primeiro ano na banda do Cemil – ETI Margarida Lemos, Jady Araújo do Nascimento, aluna do 8º ano, fala com emoção do orgulho que sente em representar a escola. “Eu sinto muito amor por essa banda, tive a oportunidade de aprender a tocar trombone de vara, ensaiei com meus colegas todos os dias, e me sinto confiante para a nossa apresentação”.

Cada escola que se apresentava era um espetáculo à parte, onde a organização, disciplina, técnica e muito amor pelo o que estavam fazendo, puderam ser apreciados pelo corpo de jurados e público presente. Os alunos provaram que para fazer bonito não importa a idade, muito menos o tamanho, o que vale mesmo é o comprometimento e a realização do sonho de muitos deles: representar sua comunidade escolar em um grande evento.

No comando da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo há quatro meses, Marta Pacheco explica a importância do festival para as crianças. “Por meio do Faes, nós temos a oportunidade de descobrir novos talentos e valorizar os nossos alunos. Este ano, nossa escola vai competir com aproximadamente 300 alunos, em todas as modalidades. A novidade para esta edição é o lançamento de 30 livros, escritos por nossas crianças, que acontece amanhã, quinta-feira, 22, às 9 horas, no espaço do Café Literário”, disse a diretora.

Sobre o Faes

Durante os cinco dias do Faes, alunos das redes municipal, estadual e privada revezam no palco da ETI em mais de 300 apresentações nas áreas da dança, música, teatro, poesia ou oratória e banda ou fanfarra. As apresentações serão separadas por faixa etária, compreendendo as categorias: infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto.

Intitulado ‘Construindo a Equidade com Cultura e Ludicidade’, o evento tem o objetivo de valorizar a arte e a cultura regional, visando ao aperfeiçoamento do aprendizado e à melhoria da qualidade da educação. Consolidado a cada edição, o festival explora novas possibilidades e conquista cada vez mais a atenção do público.

Além disso, o Festival que é promovido pela Prefeitura de Palmas, desde 2009, é uma importante iniciativa que reforça a preocupação do município no tocante ao respeito à diversidade cultural e na democratização do acesso à arte, incluindo a participação da comunidade.

Resultados:

Categoria Banda Marcial