Barreira Sanitária fiscaliza mais de 470 ônibus e vans na Capital desde o início deste mês

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 28 de julho de 2020 às 16:33

Na ação, equipe da Visa Palmas distribuiu materiais educativos e  orientou os responsáveis por estabelecimentos do ramo alimentício e do transporte de passageiros e cargas

A Vigilância Sanitária de Palmas (Visa) acompanhou a chegada de 472 ônibus e vans no Terminal Rodoviário de Palmas desde o início da barreira sanitária, que começou no dia 1º de julho. Neste período foram abordados 4.171 passageiros provenientes de diversos destinos. Todos foram orientados e 4.155 tiveram suas temperaturas aferidas. A diferença entre esses números, conforme a Vigilância Sanitária, ocorreu em razão de algumas pessoas recusarem a aferição.

De acordo com a Visa, a aplicação dos questionários foi dificultada em função da baixa adesão das pessoas que, na maioria das vezes, encontravam-se cansadas e desgastadas fisicamente devido aos atrasos das empresas e das longas distâncias viajadas. Somente 24 foram preenchidos.

A gerente de Vigilância Sanitária de Palmas, Joselita Monteiro, disse que 88 materiais educativos foram distribuídos na barreira, sendo que foram realizadas  outras ações relacionadas à inspeção e à orientação dos estabelecimentos do ramo alimentício e do transporte de passageiros e cargas .

As seis lanchonetes são visitadas diariamente, assim como as 27 empresas de transporte rodoviário de passageiros/cargas, as três salas de armazenamento de mercadorias em geral e as três lojas de variedades. “Um Termo de Notificação foi emitido para uma empresa de transporte de passageiros pelo descumprimento da determinação de utilização de máscaras pelos funcionários”, contou Joselita.

Segundo ela, as ações continuarão, diariamente, nos períodos de maior movimento da rodoviária, até o final do mês de julho. ”A Vigilância Sanitária continua firme no enfrentamento da pandemia, por meio da execução de ações efetivas, baseadas em evidências científicas e no contexto epidemiológico”, finalizou ela.

Barreira Sanitária

A barreira sanitária foi instalada no Terminal Rodoviário de Palmas no dia 1º de julho, visando reforçar o controle da pandemia na Capital em uma das principais portas de entrada da Capital. Para atender a recomendação dos órgãos de controle, a Visa Palmas está acompanhando diariamente o fluxo de passageiros na rodoviária e, caso aumente em outros horários, as ações poderão ser estendidas para os períodos vespertino e noturno, conforme a necessidade.

As atividades da barreira sanitária envolvem aplicação de questionário de cunho clínico-epidemiológico e aferição de temperatura. A ideia é coletar informações sobre o contato com pessoas confirmadas ou suspeitas, bem como regiões frequentadas recentemente por essas pessoas e possíveis sintomas.

A fiscalização também orienta os passageiros sobre identificação dos sintomas, fluxo de atendimento na Rede Municipal de Saúde, local e condutas a seguir em pessoas com suspeitas e ainda encaminham esses casos, no momento da entrevista, para atendimento e agendamento de coleta de teste no prazo adequado.