Beneficiários do Bolsa Família têm até o dia 15 para realizar o acompanhamento obrigatório em saúde

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 09 de janeiro de 2020 às 18:18

O acompanhamento é voltado para crianças de 0 a 7 anos de idade, gestantes e demais mulheres de 14 a 44 anos de idade, que devem procurar o CSC mais próximo


A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) têm até o dia 15 de janeiro para realizar o acompanhamento em saúde referente ao segundo semestre de 2019. O acompanhamento é voltado para crianças de 0 a 7 anos de idade, gestantes e demais mulheres de 14 a 44 anos de idade inscritas no programa.


Os beneficiários devem procurar o Centro de Saúde da Comunidade mais próximo à sua residência, levando o cartão do Bolsa Família, caderneta de vacina e de gestante, se for o caso. O não acompanhamento pode acarretar em bloqueio ou suspensão do benefício.


De acordo com a coordenadora de Programas Estratégicos e Atenção Básica da Semus, Isabela Monticelli, 23.767 beneficiários do Bolsa Família em Palmas estão enquadrados no perfil de acompanhamento em saúde, referente ao período de julho a dezembro de 2019, porém apenas 63,7% foram acompanhados. 


A coordenadora explica que a família inscrita no PBF assume o compromisso de realizar o acompanhamento em saúde a cada seis meses, mas nem todos procuram o Centro de Saúde da Comunidade para atualizar as informações referentes ao seu perfil.


Ainda segundo ela, o procedimento é uma forma de assegurar o oferecimento de saúde para as pessoas atendidas pelo programa. “Uma boa saúde é fundamental para que a pessoa tenha condições de estudar, de trabalhar e assim consiga romper com o ciclo da pobreza”, destaca Monticelli.

 

 



Edição: Lorena Karlla