Beneficiários do Parque da Pessoa Idosa participam de Oficina de Confecção de Bonecas nesta quarta-feira, 15, na Fundação Cultural de Palmas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Pérola Venâncio - Estagiária | Publicado em 14 de dezembro de 2021 às 17:43

A oficina, ministrada pela escritora Irma Galhardo, é uma parceria com a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara

Aprender a confeccionar bonecas de pano e a arte da contação de histórias. É esta a experiência que idosos frequentadores do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira terão nesta quarta-feira, 15, em oficina ministrada pela escritora Irma Galhardo em parceria com a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara. A oficina, que faz parte do projeto ‘Caravanas de Lendas do Tocantins', acontece às 15h, na Fundação Cultural de Palmas.

Com objetivo de incentivar a leitura e fortalecer a identidade cultural tocantinense, por meio de leituras de livros, contação de histórias e oficinas variadas, o projeto 'Caravana de Lendas do Tocantins' destaca-se por ser o maior projeto de incentivo à leitura do Tocantins, totalizando 41 edições em municípios distintos.

A ideia do projeto surgiu quando a escritora Irma Galhardo percebeu a necessidade em produzir literatura infantil que tratasse dos personagens folclóricos regionais. A partir disso ela criou a 'Caravana de Lendas' para levar esses elementos culturais até às crianças. A ação conta também com oficinas de confecção de bonecas de pano, produzidas com material reciclado, contando histórias de um mundo em que o lixo é transformado em arte.

A assistente social e coordenadora do Parque da Pessoa Idosa, Silvanete Mota de Oliveira, reforça a importância da oficina para os idosos. “Nossas atividades foram suspensas no início da pandemia. Hoje nós estamos voltando aos poucos e esse convite foi recebido com muita alegria. Isso ajuda colocá-los em evidência. A arte e a cultura têm esse poder de dar visibilidade, fiquei feliz de terem incluído eles nessa atividade”, afirmou.

Para garantir maior segurança em relação à Covid-19 a oficina será realizada em sala ampla e será obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel.

Promic

O projeto foi patrocinado com recurso do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (PROMIC), da Fundação Cultural de Palmas, trazendo também em seu histórico o Prêmio Brasil Criativo 2016, concedido pelo Governo de São Paulo do extinto Ministério da Cultura (MinC); o Prêmio de Culturas Populares Selma do Coco 2018, do MinC; além de classificação do edital Amazônia Cultural 2013, do MinC; e edital de Patrocínio Cultural 2016, do Banco da Amazônia (Basa).

A 'Caravana de Lendas do Tocantins' também foi objeto de pesquisa de Irma Galhardo, em seu Mestrado de Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).