Blitz do PrevIncêndio marca início da Primavera e aborda combate a queimadas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 22 de setembro de 2021 às 20:06

Intenção é envolver o cidadão nas ações de preservação ambiental tornando-o um parceiro do poder público municipal

Despertar sentimentos de alegria e promover a participação foram as propostas da blitz educativa realizada na tarde desta quarta-feira, 22, pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbano de Palmas (PrevIncêndio) para marcar o início da Primavera, que oficialmente começou no hemisfério Sul às 16h21 – horário de Brasileira. A ação também faz alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

Na ação, o condutor de cada veículo abordado recebeu uma muda de árvore nativa, típica do Cerrado, com instruções sobre o plantio e cultivo e um panfleto de sensibilização e alerta sobre os riscos da prática de queimadas. Durante a blitz foram distribuídas 200 mudas, sendo uma por veículo abordado.

A intenção, segundo a educadora Irisneide Farias Barbosa, da Gerência de Educação Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), é envolver o cidadão nas ações de preservação ambiental e combate a práticas nocivas ao meio ambiente e ao bem estar, tornando-o um parceiro do poder público municipal.

As ações para combate de queimadas vêm sendo realizadas desde o mês de julho, quando iniciaram as sensibilizações das comunidades tanto urbanas, quanto rurais e foram intensificadas nos meses de agosto e setembro, período mais quente e de baixa umidade, com clima e condições que favorecem a ocorrência de incêndios.

Neste ano, as campanhas de combate às queimadas e prevenção de incêndios estão sendo apoiadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e abordam o agravamento de doenças respiratórias, o que pode piorar o quadro da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Participaram da ação, servidores da FMA, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Defesa Civil e Brigadistas, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED).

A ação foi realizada das 16h às 17h, na Rodovia TO 050, em frente à Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).