Blitz realizada por agentes de Trânsito recupera veículo roubado

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 21 de outubro de 2021 às 10:15

Ação de fiscalização repressiva aconteceu na Avenida NS-01 e resultou em mais de 250 abordagens; operação integra atividades do Curso de Atualização para os Agentes Municipais

Os agentes de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) realizaram na tarde desta quarta-feira, 20, uma blitz repressiva na Avenida NS-01, nas proximidades do Restaurante Comunitário da região Norte da Capital. Em 250 abordagens, um automóvel da Renault modelo fluence ano 2012 foi recuperado após consulta constatar que o objeto era produto de roubo. A ação fez parte da aula prática do Curso de Atualização para os Agentes Municipais, que está sendo ministrado em Palmas por instituto de qualificação profissional credenciado pelo Detran-TO.

Durante a blitz repressiva, os agentes vistoriaram as condições funcionais do veículo, número do chassi, placa de identificação do veículo, dentre outros itens. Foram identificadas ainda diversas irregularidades nos veículos abordados, conforme as diretrizes do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), resultando em 22 remoções, sendo de 17 motos e cinco automóveis.

De acordo com o sargento da Polícia Militar do Tocantins, Eder Murussi Leite, responsável pela instrução da disciplina de Identificação Veicular, durante as abordagens, os agentes colocaram em prática as técnicas de identificação de possíveis irregularidades. “Colocamos em prática os ensinamentos das aulas teóricas para identificar nas abordagens os veículos adulterados ou clonados, produto de roubo, e àqueles que tiveram as informações originais alteradas’’, destacou.

Para o agente de Trânsito Antônio Gama, um dos cerca de 40 servidores que estão participando da segunda turma do curso de atualização, a capacitação é necessária para redobrar a atenção no momento das vistorias. “A parte prática sobre a Identificação Veicular é de fundamental importância para nos atentarmos aos detalhes e as técnicas contribuem para averiguar inúmeros situações irregulares, a exemplo da falsificação da Carteira Nacional de Habilitação”, lembrou.

Capacitação

O curso de atualização, que é uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), acontece a cada três anos. As aulas teóricas com temáticas sobre a legislação de trânsito aplicada, ética e cidadania, operação e fiscalização e direção estão sendo ministradas no Instituto 20 de Maio. A formação segue até o dia 09 de novembro.