Bloco anexo à USF Walter Morato, em Taquaruçu, recebe farmácia e serviços administrativos nesta terça, 1º

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Juliana Matos | Publicado em 31 de maio de 2021 às 10:15

Prédio administrativo abrigava anteriormente unidade de saúde, que hoje ocupa prédio novo no mesmo terreno; USF funciona 24 horas por dia e também é referência para atendimentos respiratórios

Nesta terça, dia 1º, às 10 horas, a Prefeitura de Palmas fará a entrega à comunidade da reforma e ampliação de bloco anexo da Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Morato, em Taquaruçu. Além da entrega da obra, a prefeita Cinthia Ribeiro fará despachos do gabinete instalado na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar. A data celebra a transferência da sede do Executivo por um dia para o distrito em reconhecimento a Taquarussu do Porto que cedeu seu status de município para construção da capital Palmas.

O novo bloco abrigará a farmácia da USF e ambientes administrativos e de apoio à unidade, cuja sede principal permanece em prédio planejado e inaugurado no dia 22 de junho do ano passado.

Além da farmácia, único serviço do anexo onde haverá atendimento ao público, o projeto inclui auditório, sala de repouso, copa, almoxarifado, sala de rouparia limpa e sala de rouparia suja e depósito de material de limpeza (DML). Segundo a coordenadora da unidade, Valda Lopes, os ambientes de uso interno darão mais comodidade à rotina da equipe, tendo em vista que a USF Walter Morato se mantém aberta 24 horas por dia de domingo a sábado.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), a unidade é referência para moradores de Taquaruçu e entorno do distrito, no entanto, o horário de atendimento ampliado garante atendimento de urgência e emergência a qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). A USF também é referência para casos suspeitos de Covid-19. Segundo a coordenadora, a unidade chega a realizar mais de 400 atendimentos de diversas naturezas por semana.

O investimento na reforma do anexo, antiga sede da USF, e construção da atual unidade no mesmo terreno foi de R$ 1.351.568, 47.