Boletim coronavírus (Covid-19): 29 pessoas testam positivo para a doença e Capital soma 498 casos confirmados

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 28 de maio de 2020 às 16:11

Palmas soma 248 recuperados e 233 em isolamento domiciliar 

Na edição desta quinta-feira, 28, o Boletim Epidemiológico de Palmas traz 29 novos casos de Covid-19, de acordo com a última rotina de exames realizados na Capital. O total de diagnósticos confirmados faz com que Palmas tenha, agora, 498 casos da doença. Conforme o Boletim, do total de pacientes confirmados com coronavírus, 248 se recuperaram, 233 encontram-se em isolamento domiciliar.

 

Os dados divulgados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) registram também 5.174 notificações para síndrome gripal (SG), onde estão incluídos casos suspeitos de Covid-19, sendo que 2.117 foram descartados e sete pessoas vieram a óbito na Capital. A taxa de letalidade é de 1,3%.

 

O Boletim aponta que dentre os 29 casos registrados nesta quinta-feira, nove pacientes tiveram contato com caso confirmado em Palmas, duas contraíram em viagem para o Estado do Pará e/ou Maranhão, 14 por transmissão comunitária e quatro estão em investigação epidemiológica.

 

A investigação epidemiológica identificou que um paciente (sexo masculino e 51 anos de idade) com Covid-19 é morador de Porto Nacional. O caso havia sido registrado no Boletim desta quarta-feira, 27. O caso foi retirado do banco de dados de Palmas e repassado para o Estado para que o município de origem tenha conhecimento e acompanhamento do caso.

 

Internações

 

Há dez pacientes internados na Capital com Covid-19 na rede pública e privada, sendo que oito pacientes encontram-se estáveis e dois em estado grave. Três pacientes residentes de Palmas também estão internados com suspeita de Covid-19 na Capital. A Vigilância Epidemiológica informa que há 18 pacientes de outros estados ou municípios internados em Palmas com a doença, sendo que 15 estão em estado grave e três encontram-se estáveis. Outros dois pacientes de outros Estados ou municípios estão internados em estado grave na Capital.

 

Testagem

 

A última rotina de exames realizados em laboratórios na rede pública e privada de Palmas, nesta quarta-feira, 27, somou 101 testes, sendo 69 feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) (56 descartados e 13 confirmados), 27 no Laboratório Municipal de Palmas (11 confirmados e 16 descartados) e cinco na rede privada, sendo todos confirmados.

 

 

Fontes de contágio

 

 

Dentre os 498 casos confirmados na Capital, o Boletim Epidemiológico prevê que 215 (43,2%) pessoas podem ter se contaminado após contato com casos confirmados em Palmas, 189 (38%) se contaminaram por meio de transmissão comunitária, 53 (10,6%) em viagem para outros estados, 26 (5,2%) em viagem ou contato com caso confirmado em outro município do Tocantins, nove (1,8%) em investigação epidemiológica e seis em viagem ao exterior (1,2%).

 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, até as 19h50 de quarta-feira, 27, foram contabilizados 411.821 casos de Covid-19 no Brasil, tendo um aumento de 20.599 em relação ao dia anterior. Quanto aos óbitos, o País registrou 1.086 em 24 horas e já totaliza 25.598 vítimas da infecção pelo novo coronavírus, revelando uma taxa de letalidade de 6,2% dos casos confirmados.  

 

Acesse o Boletim. 

 

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.

 

Saiba mais


Transporte coletivo de Palmas recebe barreira plástica de proteção na cabine do motorista


Depois de rede de drenagem e asfalto, Rua NS-A ganha calçamento 


Prefeitura de Palmas recebe mais 15 mil testes oriundos do Tribunal de Justiça e amplia diagnóstico de Covid-19