Boletim coronavírus (Covid-19): bebê de três meses é o caso mais jovem em Palmas que nesta terça, 05, apresentou mais 12 positivados

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 05 de maio de 2020 às 13:42

Após investigação epidemiológica de um dos casos confirmados no Boletim da última segunda-feira, 04, computado como sendo de Palmas, foi identificado que o paciente é morador do estado do Pará e não de Palmas, passando então a ser contabilizado como c...

A Capital do Tocantins somou mais 12 exames positivos de Covid-19, totalizando agora 98 casos confirmados. Foram registrados também 765 casos descartados, 2.015 notificações de síndromes gripais e 29 pessoas estão recuperadas. Os dados foram atualizados às 11 horas desta terça-feira, 05, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), responsável pela publicação diária do Boletim Epidemiológico de Palmas.

 


Após investigação epidemiológica de um dos casos confirmados no Boletim da última segunda-feira, 04, computado como sendo de Palmas, foi identificado que o paciente é morador do estado do Pará e não de Palmas, passando então a ser contabilizado como caso confirmado do seu município de origem.

 


Um dos casos confirmados na edição do Boletim de hoje chama a atenção por se tratar de um bebê com apenas três meses de idade. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Palmas, a criança apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar. A contaminação se deu devido ao contato com outro caso confirmado de Palmas.

 


Desde o último domingo, 03, os boletins epidemiológicos diários passaram a ser publicados durante o dia para acompanhar a mudança no turno de consolidação de resultados do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), que também alterou os horários de divulgação de suas análises. 

 


Acesse o Boletim



A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique e acesse

 


Perfil dos novos casos

 


As informações sobre gênero e as faixa etárias dos 12 novos casos confirmados são: uma criança com três meses de idade, uma mulher de 20 a 29 anos, três homens e duas mulheres entre 30 e 39 anos, uma mulher de 40 a 49 anos e dois homens e duas entre 50 e 59 anos de idade. 

 


Estado de saúde

 


Dos 98 casos confirmados, 65 encontram-se em isolamento domiciliar e 29 estão recuperados. Duas pessoas estão internadas em Palmas, uma delas em serviço hospitalar público e a outra em hospital particular, sendo que ambas apresentam quadro estável de saúde,  segundo os boletins médicos divulgados nesta terça-feira, dia 05, às 11 horas. A Capital registrou dois óbitos por Covid-19 até o momento.

 


Formas de contágio

 


Em relação à forma de contaminação, dos 98 casos positivos, 14 tiveram provável fonte de infecção na transmissão comunitária, cinco contraíram o vírus no exterior,  20 em outros estados brasileiros, 48 foram infectados após contato com casos confirmados de Palmas e sete estão em investigação epidemiológica. Há também quatro  pessoas que se contaminaram com casos positivos de outros municípios do Tocantins.

 


Cenário no Brasil

 


De acordo com o Ministério da Saúde, até as 20 horas dessa segunda-feira, dia 04, o Brasil somava 107.780 casos de Covid-19, chegando agora a 7.231 óbitos, revelando o índice de letalidade de 6,8% dos casos confirmados. Com o avanço da pandemia em Palmas e no país, medidas de distanciamento social, higiene e o uso de máscaras precisam ser reforçados ainda mais.

 


Saiba mais

 


Influenza: Palmas antecipará vacinação de alguns grupos da terceira fase de campanha



Contra coronavírus, Prefeitura de Palmas distribui máscaras para população


 

#FiqueBemEmCasa:especialista orienta a tirar um tempinho para organizar de forma correta osmedicamentos em casa