Boletim coronavírus (Covid-19): Capital continua com 25 casos confirmados nesta terça-feira, dia 21

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 21 de abril de 2020 às 19:29

Duas pessoas positivaram hoje em Palmas mas serão contabilizadas nos locais onde residem conforme orientação do Ministério da Saúde

  

Neste feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, Palmas não registrou novos casos confirmados de Covid-19 e segue com 25 positivos. Foram divulgados também que já somam 394 casos descartados e 1.162 notificações de síndromes gripais. As informações são do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que atualiza e divulga os dados diariamente.

 

 

Veja o Boletim completo.

 

 

Estado de saúde

 

 

Dos 25 casos confirmados, 12 encontram-se em isolamento domiciliar e dez receberam alta. Duas pessoas estão internadas em Palmas, uma delas em unidade hospitalar pública e a outra em um hospital particular. Ambas continuam com quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados nesta terça-feira, dia 21. A Capital registrou um óbito por Covid-19 até o momento.

  

 

Formas de contágio 

 

 

A respeito das formas de contágio, dos 25 casos confirmados em Palmas, cinco foram infectados no exterior, sete contraíram o vírus em outros estados brasileiros, nove tiveram contato com casos confirmados de Palmas. Os quatro casos restantes estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica da Semus.  

 

 

Casos externos

 

 

Segundo o COE, na rotina laboratorial de hoje foram confirmados dois novos casos de Covid-19. Porém, nenhuma dessas pessoas reside na Capital. Uma delas foi infectada em outro estado brasileiro e veio para ser diagnosticada e tratada em Palmas. A outra pessoa contaminou-se após contato com caso positivo local. Ambas residem em outros estados brasileiros e, por isso, não são contabilizados como casos locais conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

 

As duas pessoas infectadas e seus contatos estão sendo monitorados pela vigilância epidemiológica de Palmas e encontram-se em isolamento domiciliar. Os casos confirmados foram encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins para que sejam notificados em suas cidades de origem.

 

 

Cenário no Brasil 

 

 

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até às 17 horas desta terça-feira, 21, o Brasil somava 43.079 casos de Covid-19, com 2.741 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,4% dos casos confirmados. Só nas últimas 24 horas foram a óbito 166 pessoas no país. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados e óbitos pela doença.

 

 

Site ‘Plantão Coronavírus’

 

 

Informação e conhecimento são alguns dos antídotos mais eficientes para se combater o novo coronavírus (Covid-19). Por isso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) disponibilizou o site ‘Plantão Coronavírus’, com conteúdos para a população se atualizar sobre a pandemia e acompanhar as medidas de enfrentamento que estão sendo adotadas na Capital.

 

 

A nova plataforma foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde (NUT/Semus), com o apoio da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec) e com as informações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19).

 

 

Uma ferramenta que já estava disponível no portal da Prefeitura de Palmas e que foi anexada ao novo site, é o Painel Epidemiológico Covid-19, um mapa de acompanhamento georreferenciado de todos os casos confirmados da doença na Capital. As coordenadas fazem referência somente à quadra ou bairro, mas não apresentam o endereço das pessoas. De acordo com o coordenador de sistemas de informação da Semus, Edimar Viana, o georreferenciamento revela a localização do vírus e isso pode ajudar na elaboração de estratégias de prevenção e de controle da doença.

 

 

O site traz ainda o histórico dos boletins epidemiológicos de Palmas, sendo possível mensurar a evolução da pandemia dia a dia. Além disso, são disponibilizados os endereços e números de telefone de todos os Centros de Saúde da Comunidade de Palmas (CSCs), das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também do Samu.

 

 

Continue lendo aqui.

 

 

Saiba mais

 

 

Sedemdivulga balanço do retorno da primeira semana da Feira da 304 Sul com o sistemade rodízio entre os feirantes da Capital

 

ETIEurídice Ferreira de Melo produz sabonetes e máscaras para distribuição àcomunidade durante a pandemia em Palmas