Boletim coronavírus (Covid-19): Capital obteve mais oito exames positivos e totaliza agora 56 casos confirmados

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de abril de 2020 às 21:43

Um homem de 52 anos com comorbidades foi o segundo caso de óbito por Covid-19 na Capital

 

Palmas registrou mais oito diagnósticos positivos de Covid-19 nesta quarta-feira, 29, e já contabiliza 56 casos confirmados da doença. Além disso, foram descartados 562 casos e notificados como síndromes gripais um total de 1.600. Os dados são do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que atualiza e divulga as informações sobre a pandemia diariamente no Boletim Epidemiológico.

 

 

Veja o Boletim completo.

 

 

Segundo óbito em Palmas

 

 

Por volta das 22 horas de ontem, dia 28 de abril, a Capital confirmou o segundo óbito por Covid-19. Trata-se de um homem com 52 de idade, morador da região Norte de Palmas. O paciente, que era caminhoneiro, viajou recentemente para outro estado brasileiro e começou a apresentar os sintomas há cerca de sete dias. O resultado do exame de Covid-19 do paciente foi confirmado positivo no final da tarde de terça-feira, 28, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). 

 

 

O homem foi atendido no dia 26 de abril na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte), onde foi coletado o material para o exame, permanecendo em isolamento na unidade de saúde. Em seguida foi encaminhado para Hospital Geral de Palmas (HGP) para internação.

 

 

Segundo informações do HGP, ontem à tarde, o paciente apresentou piora no quadro de saúde e foi submetido à ventilação mecânica, mas não resistiu e foi a óbito. O homem era diabético, hipertenso e estava em tratamento de hanseníase.

 

 

Aumento de casos confirmados

 

 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Semus, Palmas apresenta um crescente número de casos confirmados de Covid-19. Nos últimos dois dias foram registrados 19 casos confirmados na Capital. Isso demonstra que as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e higiene devem ser reforçados por toda a população para evitar que o vírus se propague ainda mais.

 

 

Perfil dos casos

 

 

Os perfis de gênero e faixa etária dos oitos casos confirmados nesta quarta-feira, 29, são: 01 (um) homem com idade entre 20 e 29 anos; 01 (uma) mulher entre 30 e 39 anos; 01 (um) homem entre 30 e 39 anos; 01 (uma) mulher entre 40 e 49 anos; 01 (um) homem entre 50 e 59 anos; 01 (uma) mulher entre 50 e 59 anos; 01 (uma) mulher entre 60 e 69 anos; e 01 (uma) mulher com idade entre 80 e 89 anos.

 

 

Estado de saúde

 

 

Dos 56 casos confirmados, 30 encontram-se em isolamento domiciliar e 20 estão recuperados. Quatro pessoas estão internadas em Palmas, duas delas em serviço hospitalar público e duas em hospital particular. Essas quatro pessoas apresentam quadro estável de saúde, segundo os boletins médicos divulgados nesta quarta-feira, dia 29. A Capital registrou dois óbitos por Covid-19 até o momento.

 

 

Formas de contágio

 

 

Quanto ao modo de contaminação, dos 56 casos positivos, 06 (seis) tiveram provável fonte de infecção na transmissão comunitária, 05 (cinco) contraíram o vírus no exterior, 14 em outros estados brasileiros, 20 foram infectados após contato com casos confirmados de Palmas e 06 (seis) estão em investigação epidemiológica. Há também uma pessoa que se contaminou com caso positivo de outro município do Tocantins.

 

 

Cenário no Brasil

 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 16h50 horas desta quarta-feira, 29, o Brasil somava 78.162 casos de Covid-19, com 5.466 óbitos, revelando o índice de letalidade de 7,0% dos casos confirmados. Nas últimas 24 horas foram registrados 449 óbitos no Brasil. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença e consequentes óbitos.

 

 

Saiba mais

 

 

Cemitérios públicos de Palmas reforçam segurança e medidas de prevenção à Covid-19

 

Prefeitura de Palmas poderá receber doações de bem móveis, serviços ou valores pecuniários da população ou da iniciativa privada

 

Solidariedade: doação de máscaras para pessoas contribui para a saúde coletiva

 

Ação solidária promovida por agentes de trânsito da Capital beneficia população coma doação de máscaras de proteção