Boletim coronavírus (Covid-19): com mais quatro testes positivos, a Capital totaliza agora 161 casos confirmados; 45 pessoas estão recuperadas

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 11 de maio de 2020 às 14:29

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) registrou ainda 2.545 notificações de síndromes gripais, sendo descartados 962 casos


Palmas somou mais quatro diagnósticos positivos e já totaliza 161 casos confirmados de Covid-19, dos quais 45 pessoas estão recuperadas e duas foram a óbito. Assim como na edição anterior do Boletim Epidemiológico, nesta segunda-feira,11, foi registrado um número de casos confirmados bem abaixo do que vinha sendo observado no decorrer da última semana, cerca de 10 casos por dia em média.

 


Isso ocorreu porque no final de semana as rotinas de exames para a detecção de Covid-19 em Palmas foram realizadas apenas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Os testes no Laboratório Municipal de Palmas e nos laboratórios particulares voltaram a ser feitos nesta segunda-feira. 

 


O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) registrou ainda 2.545 notificações de síndromes gripais, sendo descartados 962 casos. Os dados foram atualizados pelo COE às 12 horas desta segunda.

 


Acesse o Boletim


 

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique e acesse

 


Perfil dos novos casos


 

Todas quatro pessoas com diagnóstico confirmado na edição de hoje do Boletim Epidemiológico são mulheres, sendo duas com idade entre 20 e 29 anos e um na faixa etária entre 60 e 69 anos. O outro caso é referente a uma criança do sexo feminino, com apenas oito meses de idade. O bebê está em isolamento domiciliar e passa bem, tendo contraído o vírus por contato com outro caso confirmado de Palmas.   

 


Estado de saúde


 

Dos 161 casos confirmados, 111 encontram-se em isolamento domiciliar e 45 estão recuperados. Três casos de Palmas estão internados, uma pessoa em serviço hospitalar público e duas em hospital particular, sendo que todas apresentam quadro estável de saúde,  segundo os boletins médicos divulgados no domingo,  dia 10, às 18 horas.

 


É importante ressaltar que também encontram-se hospitalizadas na Capital mais 12 pessoas. Entretanto, são vindas de outros municípios do Estado e não são contabilizadas como casos de Palmas. 

 


Formas de contágio

 


Em relação às formas de contaminação, dos  161 casos positivos, 43,5% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 20,5% em outros estados brasileiros, 16,8% estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica de Palmas, 9,3% por transmissão comunitária, 6,2% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins e 3,7% se contaminaram em viagens ao exterior.


 

Cenário no Brasil


 

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 21h58, de domingo, dia 10, o Brasil somava 162.699 casos de Covid-19, chegando agora a 11.123 óbitos, revelando o índice de letalidade de 6,8% dos casos confirmados. Com o avanço da pandemia em Palmas e no Brasil, as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória, higiene e o uso de máscaras precisam ser reforçados ainda mais.

 


Saiba Mais

 

 

Instituto de Planejamento Urbano de Palmas é higienizado nesta segunda-feira, 11



Execução direta: Obras de duplicação de avenidas e recapeamento no Aureny IV seguem a pleno vapor