Boletim coronavírus (Covid-19): Com mais um diagnóstico positivo neste domingo, 19, já somam 24 casos confirmados em Palmas

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de abril de 2020 às 18:36

Mulher com idade entre 60-69 anos e sem comorbidades é a 24ª positivada para Covid-19

 

A Capital contabilizou mais um caso positivo de Covid-19 neste domingo, 19, totalizando agora 24 confirmações. A pessoa infectada é uma mulher com idade entre 60 e 69 anos, apresenta bom estado de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar. A forma de contágio está sendo investigada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).

 

 

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou também que já somam em Palmas 372 casos descartados e 1.083 notificações de síndromes gripais. O COE atualiza e disponibiliza as informações sobre a evolução da pandemia diariamente no seu Boletim Epidemiológico.

  

 

O quadro da doença em Palmas pode ser conferido em tempo real por meio do Painel Epidemiológico Covid-19 neste link.


 

Veja o Boletim completo.

 

 

Estado de saúde

 

 

Das 24 pessoas que contraíram a doença, 15 estão em isolamento domiciliar, oito tiveram alta e uma pessoa veio a óbito. Até o momento, apenas quatro pacientes apresentaram comorbidades.

 

 

Formas de contágio

 

 

Em relação às formas de contágio do vírus, dos 24 casos confirmados em Palmas, cinco foram infectados no exterior, sete contraíram o vírus em outros estados brasileiros, nove tiveram contato com casos confirmados de Palmas. Os três casos restantes estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus).  

 

 

Cenário no Brasil 

 

 

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até as 17 horas deste domingo, o Brasil somava 38.654 casos de Covid-19, com 2.462 óbitos, revelando o índice de letalidade de 6,4% dos casos confirmados. Só nas últimas 24 horas foram a óbito 110 pessoas no país. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados e óbitos pela doença.

 

 

Números em uma semana

 

 

Palmas registrou oito novos casos confirmados em uma semana, o que representa um aumento de 50%. Também nesta semana, foi registrado o primeiro óbito por Covid-19 na Capital e no Tocantins.

 

 

Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, faleceu no dia 14 de abril e o seu óbito foi divulgado no final da noite pelo hospital particular onde estava internada desde o dia 18 de março.

  

 

Romana era assistente social, servidora efetiva da Prefeitura de Palmas desde 2005, onde teve uma atuação expressiva na estruturação da vigilância em saúde e no combate à violência contra as mulheres.

 

 

Diante do avanço da pandemia na Capital, é fundamental a adesão voluntária às recomendações de isolamento social e autoproteção, com o reforço das práticas de higiene pessoal recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e pela Semus.

 

 

Saiba mais

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Social entrega 34 computadores para gestores da Saúde e Educação em Palmas

 

 

Procedimentos pós-óbito são regulados pelo Plano de Contingência de Palmas para Infecção pela Covid-19