Boletim coronavírus (Covid-19): com mais uma confirmação, Palmas chega a 22 casos de Covid-19 nesta sexta-feira, 17

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 17 de abril de 2020 às 19:46

Um paciente recebeu alta hoje

 

A Capital registrou hoje mais um caso positivo e já somam 22 confirmações de Covid-19. A pessoa do sexo feminino está na faixa etária de 30 a 39 anos, contraiu o vírus de um caso confirmado de Palmas, apresenta bom estado de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar.

 

 

O Centro Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) também apresentou nesta sexta, 345 casos descartados e 1.036 notificações de síndromes gripais. O COE disponibiliza diariamente o Boletim Epidemiológico de Palmas.

 

 

Veja o Boletim completo.

 

 

Estado de saúde

 

 

Das 22 pessoas que contraíram a doença, 13 estão em isolamento domiciliar, oito estão em alta e uma pessoa veio a óbito nesta semana em Palmas. 

 

 

Formas de contágio

 

 

Em relação à transmissão do vírus, dos 22 casos confirmados em Palmas, cinco foram infectados no exterior, sete contraíram o vírus em outros estados brasileiros, oito tiveram contato com casos confirmados de Palmas. Os dois casos restantes estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus). 

 

 

Cenário no Brasil

 

 

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até às 17 horas desta sexta-feira, 17, o Brasil somava 33.682 casos de Covid-19, com 2.141 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,4% dos casos confirmados. Só nas últimas 24 horas foram a óbito 217 pessoas no país. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

 

 

Vacinação contra Influenza


 

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou no dia 16 de abril com objetivo de imunizar profissionais de serviços essenciais, como policiais, guardas, agentes de trânsito, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e pessoas do grupo de risco da Covid-19.  

 

 

A gerente da Central de Vacinas de Palmas, Elaine Katzwinkel, lembra que a vacina contra Influenza não imuniza contra o novo coronavírus. “A intenção do Ministério da Saúde é diminuir a incidência de síndromes gripais (causadas pelo vírus Influenza) e auxiliar os profissionais da Saúde a descartarem a Influenza durante a triagem para diagnósticos de casos de Covid-19, pois muitos já estarão imunizados contra a gripe”, afirmou. 

 

 

Policiais militares receberam as doses no sistema drive thru, montado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, para evitar filas e aglomerações. Já os motoristas do transporte coletivo foram imunizados na Estação Apinajé, localizada na avenida Teotônio Segurado Norte. Os motoristas receberam ainda orientações e kits de higienização para as mãos.  

 

 

Foi instalado também um posto de vacinação no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira para imunização de servidores da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) como os agentes municipais de trânsito, membros da Guarda Metropolitana de Palmas e servidores da Defesa Civil Municipal. 

 

 

Outros grupos desta etapa da Campanha estão sendo vacinados nas 32 salas de vacinas, distribuídas nos Centros de Saúde de Palmas. Idosos acima de 60 anos e profissionais da Saúde que não conseguiram as doses na primeira etapa estão recebendo a imunização.

 

 

Continue lendo aqui.

 

 

Saiba mais

 

 

#FiqueBemEmCasa:Aproveite o momento para criar uma convivência familiar saudável

 

Prefeiturade Palmas fecha hipermercado na região Sul por falta de alvarás

 

Procedimentospós-óbito são regulados pelo Plano de Contingência de Palmas para Infecção pelaCovid-19

 

#FiqueBemEmCasa:alunos da Escola Beatriz Rodrigues estão distantes, mas conectados aos estudos