Boletim coronavírus (Covid-19): em Palmas são registrados 20 novos casos e totalizam 213 exames positivos

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 14 de maio de 2020 às 16:15

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, após investigação de um caso confirmado do Boletim anterior, foi constatado que a pessoa não é residente em Palmas

Nesta edição do Boletim Epidemiológico foram confirmados mais 20 diagnósticos positivos de Covid-19, contabilizando agora 213 casos confirmados na Capital. Desse total de confirmações, estão recuperadas 59 pessoas e três foram a óbito em decorrência da infecção. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) informou ainda que Palmas soma 3.077 notificações de síndromes gripais, sendo 1.088 casos descartados. A última edição do Boletim Epidemiológico foi atualizada às 12 horas desta quinta-feira, dia 14.



De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Palmas, após investigação de um caso confirmado do Boletim anterior, foi constatado que a pessoa não é residente em Palmas. O caso foi repassado para o município de origem o retirado da contagem da Capital.



Internações



Em Palmas encontram-se hospitalizadas quatro casos confirmados da Capital, uma pessoa em estado grave e três em quadro de saúde estável. Outros 14 pacientes estão internados em Palmas em decorrência de Covid-19, porém são vindos de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros.



Número de exames realizados



O Boletim Epidemiológico de Palmas também traz o número de testes para a detecção de Covid-19 realizados no município na rotina do dia anterior, quarta-feira, 14. Foram realizados 23 exames no Laboratório Central do Tocantins (Lacen) e 30 testes rápido no Laboratório Municipal de Palmas, totalizando 53.



O quadro da doença em Palmas pode ser conferido em tempo real por meio do Painel Epidemiológico Covid-19 neste 
link.


 

Acesse o Boletim.



Formas de contágio



Quanto às formas de contaminação, dos 213 casos positivos, 43,7% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 27,2% por transmissão comunitária, 16% em viagens a outros estados brasileiros, 5,6% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins, 4,7% estão em investigação epidemiológica e o 2,3% se contaminaram em viagens ao exterior.



Os dados demonstram que a disseminação do vírus por transmissão comunitária avança na Capital. Com essa forma de contágio é necessário redobrar as medidas de prevenção, pois não é possível saber onde se deu a contaminação, podendo ter ocorrido em qualquer lugar e por meio de qualquer pessoa.



Cenário no Brasil



Segundo o Ministério da Saúde (MS), até as 19h10, de quarta-feira, dia 13, o Brasil apresentava 188.974 casos de COVID-19 e 13.149 óbitos, com aumento diário de 749 mortes. Outras 78.424 pessoas estão recuperadas. Já a taxa de letalidade registrada é de 7,0% dos casos confirmados. Todas unidades da Federação possuem casos confirmados e óbitos por coronavírus.



Saiba Mais


Covid-19: isolamento domiciliar para casos suspeitos ou confirmados deve ser cumprido à risca



Resolução define novas regras para atividade do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas durante pandemia