Boletim coronavírus (Covid-19): morre mais uma pessoa por complicações causadas pela doença na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 08 de agosto de 2020 às 18:42

Palmas soma mais 233 casos da doença e tem 6.800 casos acumulados da doença

O Boletim Epidemiológico de Palmas divulgado neste sábado, 08, confirma mais uma morte causada por complicações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19). A vítima é uma mulher de 32 anos, com múltiplas comorbidades, internada em leito particular de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 57 pessoas morreram com a doença na Capital. A taxa de letalidade agora é de 0,8%.

A Vigilância Epidemiológica mostrou que após 931 testes realizados na última rotina de exames, 233 novos casos de novo coronavírus foram confirmados na cidade. Palmas já acumula 6.800 casos da doença, dos quais 2.730 estão em isolamento domiciliar, 3.954 se recuperaram e 59 estão internados.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas) aponta ainda que, desde o início da pandemia, já foram notificados 34.386 casos de Covid-19 em Palmas, dos quais 11.662 casos foram descartados para a enfermidade.

Testes

Na Capital, foram realizados 931 testes de rastreio e diagnóstico da Covid-19. O Laboratório Municipal de Palmas testou 762 pessoas, das quais 107 tinham a confirmação para o vírus. O Laboratório Central do Estado (Lacen) realizou 95 exames e diagnosticou 54 casos positivos. Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) testou três pacientes, sendo que um teve confirmação para a doença. Por outro lado, dos 71 testes informados pela rede privada ao COE, todos eram confirmando a Covid-19.

Cabe destacar que testes de rastreio são feitos pessoas assintomáticas, como trabalhadores da saúde, segurança pública e nas unidades carcerárias para descobrir novos casos e apontar a quantidade de moradores que já tiveram contato com o vírus.

O COE informa que a partir dessa semana o Laboratório Municipal de Palmas passou a utilizar a metodologia de quimiluminescência para diagnóstico de Covid-19 em pacientes sintomáticos, mas segue utilizando a mesma técnica para os testes de rastreio do agravo. Destaca-se que a quimiluminescência é uma metodologia que realiza a análise quantitativa de anticorpos.

Internações

De acordo com o Boletim, a taxa de ocupação hospitalar em Palmas é de 70,9%. Os leitos clínicos públicos e privados estão 72% ocupados. Já os leitos de UTI públicos e privados estão 78% ocupados.

Estado de saúde

Segundo o COE, dos 59 residentes de Palmas hospitalizados com Covid-19 na cidade, 29 são graves e 30 são estáveis. Outros 18 moradores da cidade foram internados com suspeita da doença. Em relação aos pacientes de outras localidades internados em Palmas, 40 foram internados em decorrência do vírus na capital, sendo 36 graves e quatro estáveis, além de outros dez pacientes internados com suspeita da doença

Forma de Contágio

Sobre fontes de contágio do total acumulado, o COE Palmas aponta que, possivelmente, 3.642 (53,6%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 2.397 (35,3%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 435 (6,4%) estão em investigação epidemiológica, 178 (2,6%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins, 141 (2,1%) foram infectados após viagem ou contato com casos de outros estados e sete (0,1%) estiveram em viagem no exterior.

Situação nacional

Dados do Ministério da Saúde mostram que, na sexta-feira, 07, o Brasil teve um total de 2.962.442 casos de Covid-19 (aumento por dia: 50.230 casos), e 99.572 pessoas morreram desde o início da pandemia (aumento por dia: 1.079 mortes). A taxa de letalidade é de 3,4% dos casos confirmados.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas

Acesse o Boletim.

Saiba mais

Prefeitura de Palmas já alocou R$ 20 milhões no enfrentamento do novo coronavírus