Boletim Coronavírus (Covid-19): Palmas chega a 19 casos confirmados e registra o primeiro óbito por Covid-19

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 15 de abril de 2020 às 20:08

Tocantins apresenta primeira morte por Covid-19 em Palmas; vítima era servidora municipal da Saúde

 

Nesta quarta-feira, 15, foram confirmados mais dois casos de Covi-19 na Capital, chegando ao total de 19 diagnósticos positivos. No final da noite de ontem, foi divulgado o primeiro óbito em decorrência da doença no Município de Palmas e no Tocantins.

 

 

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) divulgou hoje também a soma de 323 casos descartados e 946 notificações de síndromes gripais. O COE é o responsável pela atualização e publicação diária do Boletim Epidemiológico.   

 

 

Os dois últimos casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Uma das pessoas é um homem com histórico recente de viagem para o exterior, na faixa etária entre 30 e 39 anos, apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar. O outro caso é atribuído a uma mulher com idade entre 30 e 39, sem problemas se saúde e também se encontra em isolamento domiciliar. A origem da contaminação dela está sendo investigada.

 

 

Primeiro óbito

 

 

A Prefeitura Municipal de Palmas comunicou no final da noite de terça-feira, 14, o falecimento de Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, assistente social servidora da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrida em um hospital particular da Capital, decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). A servidora era hipertensa e foi o segundo caso confirmado do Tocantins. 

 

 

Romana foi internada no último dia 18 de março e seu caso era acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desde a coleta do exame, para confirmação da doença. 

 

 

O momento é duplamente de luto para Palmas, pois além de tratar-se da primeira pessoa que veio a óbito pelo coronavírus, o Município perde uma servidora dedicada. Francisca Romana era efetiva da Prefeitura de Palmas desde 2005, teve uma atuação expressiva na estruturação da vigilância em saúde e no combate à violência contra as mulheres.

 


Continue lendo aqui



Estado de saúde

 


Das 19 pessoas que contraíram a doença, 12 estão em isolamento domiciliar, sete se encontram recuperadas e uma pessoa veio a óbito, conforme informado anteriormente. É importante frisar que, deste total de positivados, apenas quatro pacientes apresentaram alguma comorbidade, sendo que 15 não apresentam qualquer histórico. Todos os estados brasileiros registraram morte por Codid-19. 

 

 

Cenário no Brasil

 

 

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até às 17 horas dessa terça, 14, o Brasil somava 28.320 casos de Covid-19, com 1.736 óbitos, revelando o crescente índice de letalidade de 6,1% dos casos confirmados. Só nas últimas 24 horas foram a óbito 204 pessoas no país. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

 

 

Luto Oficial

 

 

A prefeita Cinthia Ribeiro declarou luto oficial de três dias pelo falecimento da servidora municipal Francisca Romana Sousa Chaves, ocorrido na terça-feira, 14, decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). O ato está publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 15.

 

 

Diante da atual realidade, o Município reforça a necessidade de adesão voluntária às recomendações de isolamento social e autoproteção, com práticas de higiene pessoal, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e pela Semus.

 

 

Veja o Boletim completo

 

 

Saiba mais

 

 

Nota de pesar - Francisca Romana Souza Chaves

 

Prefeita Cinthia Ribeiro reestrutura administração para se adequar às incertezas causadas pela pandemia do coronavírus


Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa se reúne para discutir decreto estadual que trata da Covid-19

 

Agentes de trânsito da Capital realizam controle de tráfego na Feira Coberta da 304 Sul