Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma 18 novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira, 22

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 22 de junho de 2020 às 19:33

Capital também registrou 23 casos acumulados de Covid-19 em pacientes do município em trânsito em outras cidades brasileiras  


O Boletim Epidemiológico, após 98 dias de monitoramento, informa que Palmas registra 18 novos testes positivos de Covid-19 e chega a 1.319 casos confirmados (números acumulados) nesta segunda-feira, 22. A Vigilância Epidemiológica afirma que do total de casos acumulados, mais 23 diagnósticos foram adicionados aos dados da Capital nesta segunda. Trata-se de casos, repassados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de datas diversas e referentes a pessoas que estão em trânsito em outros municípios brasileiros e são monitoradas pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Palmas.


Os dados mostram que a Capital soma 9.879 notificações para síndrome gripal (SG), sendo que 4.298 diagnósticos foram descartados para o novo coronavírus. O município soma 15 óbitos pela doença e a taxa de letalidade é de 1,1%. Informa-se que a SES registrou um caso a mais de Covid-19 em Palmas no Boletim Estadual, o dado está em duplicidade e será corrigido pela pasta nesta terça-feira, 23.


Conforme o Boletim, Palmas chegou ao total de 809 (61,3%) pacientes recuperados da doença. Número superior ao de pessoas em tratamento, ou seja, 479 (36,3%) pacientes que cumprem isolamento domiciliar e 16 que estão internados (1,2%). Do total de casos confirmados até agora, 302 pessoas possuem comorbidades e 106 têm fatores de risco.


Sobre a possível origem do contágio dos 41 casos confirmados de residentes da Capital (18 confirmados em Palmas e 23 em outros municípios), o Boletim informa que 39 pacientes estão em isolamento domiciliar e dois estão internados. Do mesmo número, oito possuem comorbidades e um possui fator de risco para agravamento da doença. Sobre a provável fonte de transmissão destes pacientes, 24 estão em investigação epidemiológica, nove se contaminaram por transmissão comunitária, cinco tiveram contato com casos confirmados em Palmas, dois se contaminaram em viagem ou contato com caso confirmado em Goiás e outro caso se contaminou após contato com caso confirmado de cidade do interior do Tocantins.


Testes


Na última rotina de exames realizados neste domingo, 21, em Palmas foram testadas 77 pessoas para detectar Covid-19. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) testou 47 pacientes e 18 tiveram diagnóstico positivo. O Laboratório Municipal testou 11 pessoas e todas tiveram diagnóstico negativo. Farmácias testaram 19 pessoas e todas tiveram diagnóstico negativo.


Leitos


Nesta segunda, a taxa de ocupação hospitalar de Palmas é de 40,80%. Os leitos clínicos públicos e privados possuem 34,25% de suas instalações ocupadas. Já nos leitos de UTI, estão sendo utilizadas 50% da sua capacidade.  


Estado de saúde


A respeito do estado de saúde dos 16 pacientes residentes de Palmas internados com o novo coronavírus, o Boletim aponta que dez são estáveis e seis são graves. A Capital tem 15 residentes de Palmas internados com suspeita de Covid-19. Há 17 pacientes de outros estados e municípios internados com a doença em Palmas. Três pacientes suspeitos para Covid-19 de outras localidades também estão internados na Capital. De acordo com o Boletim, uma moradora de Palmas de 30 anos que consta no Boletim segue em tratamento oncológico e confirmada para Covid-19. Ela está internada em uma UTI em Goiás.


Contaminação


Quanto às possíveis fontes de contágio dos 1.319 casos confirmados, 672 (50,9%) se contaminaram por transmissão comunitária, 473 (35,9%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 84 (6,4%) se contaminaram após viagem para outros estados, 57 (4,3%) em viagens para o interior do Tocantins, 26 (2%) estão em investigação epidemiológica e sete (0,5%) estiveram em viagem no exterior.


Cenário nacional


Dados do Ministério da Saúde apontam que até às 18h45 deste domingo, 21, o Brasil contava 1.085.038. O aumento do dia é de 17.459 casos de Covid-19. O número de mortes chegou a 50.617 casos, sendo que o aumento do dia é de 641 casos. A taxa de letalidade é de 4,7% dos casos confirmados.

Acesse o Boletim.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site Plantão Coronavírus de Palmas.   


Saiba mais


Prefeitura de Palmas entrega nova estrutura da Unidade de Saúde da Família em Taquaruçu 

Doações para o Arraiá Solidário serão realizadas por meio do Programa Mesa Brasil