Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma 23 testes positivos, o maior número de casos confirmados em um dia desde o início da pandemia

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 15 de maio de 2020 às 15:21

Dentre os novos casos está uma senhora com 96 anos que contraiu o vírus por contato com outra pessoa da cidade

A Capital confirmou mais 23 diagnósticos positivos de Covid-19 na última rotina de exames realizados nos laboratórios públicos e particulares, totalizando agora 236 confirmações. Esse é o maior número de casos confirmados em um dia em Palmas, desde o começo da pandemia causada pelo novo coronavírus. Dentre os novos casos está uma senhora com 96 anos que contraiu o vírus por contato com outra pessoa da cidade. Além disso, o Boletim Epidemiológico revela que duas crianças com um ano de idade também foram infectadas.


O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) informou ainda que 59 pessoas estão recuperadas da doença e três foram a óbito na Capital. Foram realizadas ainda 3.206 notificações de síndromes gripais, sendo 1.175 casos descartados. A última edição do Boletim de Palmas foi atualizada às 12 horas, desta sexta-feira, 15.


O Boletim de hoje também traz em detalhes o perfil de gênero, faixa etária e estado de saúde de todos os casos confirmados, incluindo os mais recentes, sendo que 136 mulheres foram diagnosticadas com Covid-19 em Palmas, a maioria dos casos. Já os homens totalizam 100 confirmações.


Internações


Encontram-se internados em hospitais público e privados da Capital seis casos confirmados de Palmas, três pessoas em estado grave e três em quadro de saúde estável. Mais 15 pacientes estão internados no município em decorrência de Covid-19, porém são moradores de outras cidades do Tocantins e de outros estados brasileiros.


Número de exames realizados


O Boletim Epidemiológico de Palmas também informa a quantidade de testes para a detecção de Covid-19 realizados na Capital na rotina do dia anterior, quinta-feira, 15. Foram realizados 67 exames no Laboratório Central do Estado (Lacen), 21 testes rápidos no Laboratório Municipal de Palmas e mais 21 exames em laboratórios particulares, contabilizando 109.


Acesse o Boletim


O cenário sobre a pandemia também pode ser acompanhado no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique neste link e acesse.


Formas de contágio


Quanto às formas de contaminação, dos 236 casos positivos, 44,5% foram infectados por contato com casos confirmados de Palmas, 25% por transmissão comunitária, 14,4% em viagens a outros estados brasileiros, 7,6% em viagens ou contato com casos de outros municípios do Tocantins, 5,9% estão em investigação epidemiológica e 2,5% se contaminaram em viagens ao exterior.


A Vigilância Epidemiológica de Palmas reforça que dados demonstram que a disseminação do vírus por transmissão comunitária avança em Palmas e já aparece como a segundo maior modo de contágio. É necessário, portanto, redobrar as medidas de prevenção, pois não é possível saber onde se deu a contaminação, podendo ter ocorrido em qualquer lugar e por meio de qualquer pessoa.


Cenário no Brasil


Segundo o Ministério da Saúde (MS), às 19h58, de quinta-feira, 14, o Brasil apresentava 202.918 casos de COVID-19 e 13.993 óbitos, com aumento diário de 884 mortes. Outras 79.479 pessoas estão recuperadas. Já a taxa de letalidade registrada é de 6,9% dos casos confirmados. Todas unidades da Federação possuem casos confirmados e óbitos por coronavírus.


Saiba Mais:


Cinco quadras de Palmas recebem pesquisadores do Ibope para estudo e testagem da Covid-19


Semus orienta sobre como procurar atendimento médico e realizar exame em casos suspeitos deCovid-19


Dia do Gari: heróis desconhecidos recebem agradecimento pelo trabalho essencial à sociedade


Fundação Cultural de Palmas divulga o resultado do Palmas Curte Arte em Casa