Boletim coronavírus (Covid-19): Palmas confirma mais 119 casos positivos após testar 825 pessoas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 04 de julho de 2020 às 16:42

Número de óbitos se mantém em 20 e a taxa de letalidade é de 0,9% na Capital

Após realizar 825 testes de Covid-19 na mais recente rodada de exames, Palmas confirma 119 pessoas infectadas com o novo coronavírus, contabilizando agora um acumulado de 2.176 casos confirmados desde o início da pandemia. Desse total, 20 pessoas foram a óbito e 1.282 se recuperaram da doença, 39 no último dia. Os dados são referentes a essa sexta-feira, 03.

As informações foram atualizadas às 12 horas deste sábado, 04, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que contabiliza agora 13.848 notificações de síndromes gripais, que incluem os casos suspeitos de Covid-19. Desse total acumulado, 5.984 casos foram descartados para a infecção.

Dos 119 novos casos confirmados, 117 estão em isolamento domiciliar e duas pessoas foram hospitalizadas. Ainda considerando o número total, 75 casos estão em investigação epidemiológica, 24 contraíram o vírus por transmissão comunitária e 20 tiveram contato com casos confirmado de Palmas.

Testes

Foram realizados 825 testes para diagnóstico e rastreio de Covid-19 na última rotina de exames dos laboratórios públicos e privados de Palmas. Os testes de rastreio são realizados em servidores da saúde, segurança pública e sistema prisional e tem por objetivos evidenciar novos casos e quantas pessoas já tiveram contato com o novo coronavírus na Capital. Na mais recente rodada, foram feitos 484 exames de rastreio no Laboratório Municipal, revelando 23 novos casos positivos.

Quanto aos exames de diagnósticos, foram testadas 341 pessoas nos laboratórios públicos e privados. O Laboratório Municipal fez 163 testes, obtendo 81 resultados positivos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) testou 156 casos, com 17 confirmações. Já os laboratórios privados e farmácias examinaram juntos 22 pacientes, todos confirmados para Covid-19.

Internações

A taxa de ocupação hospitalar de Palmas está em 56,35% neste sábado. Os leitos clínicos públicos e privados têm 50,68% de suas instalações ocupadas. Já as estruturas de UTI possuem 64,15% de seus leitos ocupadas.

Estado de saúde

Estão hospitalizados em Palmas 20 moradores da Capital em consequência de infecção por Covid-19, entre os quais cinco são considerados graves e 15 estão com os quadros de saúde estáveis. Outros sete pacientes de Palmas estão hospitalizados com suspeita da doença e aguardam o resultado dos testes.

Há ainda 26 pacientes de outras localidades internados na Capital, sendo que 18 estão em estado grave e oito estáveis, além de 11 pessoas com suspeitas de estarem com a doença.

Contágio

Quanto às possíveis fontes de contágio, do total acumulado de 2.176 casos confirmados, 1.125 (51,7%) contaminaram-se por transmissão comunitária, 783 (36%) tiveram contato com casos confirmados em Palmas, 94 (4,3%) foram infectados após viagem para outros estados, 78 (3,6%) estão em investigação epidemiológica, 89 (4,1%) contraíram o vírus após viagens para o interior do Tocantins e sete pessoas (0,3%) estiveram em viagem no exterior.

Situação nacional

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui, até o momento, 1.539.081 casos confirmados de Covid-19, com um aumento do dia de 42.223 casos. O País também registrou 63.174 mortes, com um aumento diário de 1.290 na última contagem. A taxa de letalidade de 4,1% dos casos confirmados.

A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no site PlantãoCoronavírus de Palmas.

Acesse o Boletim.

Saiba Mais

Palmas recebe o repasse de R$ 7,2 milhões do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia

Semus recebe seis monitores de triagem da Comunitas e BRK Ambiental nesta sexta-feira, 03